Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Exigências para uma contratação de sucesso

Exigências para uma contratação de sucesso

27/05/2018 Erica Oliveira

Ter a documentação correta e informações atualizadas são garantias para empregador e empregado.

Exigências para uma contratação de sucesso

No processo de contratação do empregado, a entrega da documentação correta é fundamental para o sucesso na vida burocrática do empregador e do colaborador.

Para o primeiro, porque poderá identificar o profissional e assegurar que as informações são correspondentes, evitando qualquer divergência em possíveis fiscalizações, além de estar em dia, também, com a listagem de documentos dos dependentes para o recebimento do salário família (de acordo com a tabela salarial), pensão alimentícia e IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte.

Do lado do colaborador, pois o cadastro no sistema de folha de pagamento é realizado de acordo com os documentos entregues e sua exatidão. E, tão importante quanto entregar a papelada em ordem, é ter todas as informações sempre atualizadas, seja antes, durante ou depois de estar trabalhando. Principalmente se estiver empregado, é necessária a máxima atenção em verificar se:

- Houve qualquer alteração cadastral (mudança de endereço, de telefone, de e-mail, entre outros);

- Houve mudança de nome em função de matrimônio ou divórcio;

- Nascimento de filho;

- Falecimento de cônjuge ou filho.

Para qualquer um dos acontecimentos acima, enviar com urgência as atualizações para o Departamento Pessoal da empresa, afinal elas interferem sobremaneira em todos os processos mensais.

Como ficou com o eSocial

Com o início de funcionamento do eSocial – projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), criado para simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo país –, o processo ficou ainda mais rigoroso, pois é necessário validar os documentos antes da admissão.

Por meio do programa, todas as informações são enviadas para o sistema da Caixa Econômica Federal e a admissão só será finalizada se estiverem corretas. Em caso de pendência de documentação, o empregado deverá comparecer à agência da Caixa mais próxima para regularizar a situação. O cadastro é normalizado em 48hs.

Importante salientar que as empresas que concluírem as admissões com os documentos pendentes correm grandes riscos de serem multadas por descumprimento das normas. É necessário que sejam exigentes nas conferências das entregas de todos os documentos para que não haja divergências no processo de fechamentos de folha de pagamentos e encargos.

Também é de extrema importância a conscientização das pessoas em deixar atualizados os documentos pessoais. Existem muitos casos em que o processo de admissão é interrompido e a vaga é direcionada para outro candidato justamente pela falta de atualização. Como há pressa na contratação, muitas vezes a empresa não tem como esperar.

* Erica Oliveira é tecnóloga em Recursos Humanos, na TOP PEOPLE é gestora do Departamento Pessoal.

Fonte: Via Pública Comunicação



Os candidatos avulsos e os partidos

Por iniciativa do ministro Luiz Roberto Barroso, o STF (Supremo Tribunal Federal) abre a discussão sobre a as candidaturas avulsas, onde os pretendentes a cargo eletivo não têm filiação partidária.


Os desafios de tornar a tecnologia acessível à população

Vivemos uma realidade em que os avanços tecnológicos passaram a pautar nosso comportamento e nossa sociedade.


O uso do celular, até para telefonar

Setenta e sete por cento dos brasileiros utilizam o smartphone para pagar contas, transferir dinheiro e outros serviços bancários.


Canto para uma cidade surda

O Minas Tênis Clube deu ao Pacífico Mascarenhas o que a cidade de Belo Horizonte deve ao Clube da Esquina; um cantinho construído pelo respeito, gratidão, admiração, reconhecimento, apreço e amor.


Como acaso tornou famoso notável compositor

Antes de alcançar a celebridade, e a enorme fortuna, Verdi, passou muitas dificuldades financeiras.


Gugu e a fragilidade da vida

A sabedoria aconselha foco no equilíbrio emocional e espiritual diante da fragilidade e fugacidade da vida.


Quando o muro caiu

O Brasil se preparava para o segundo turno das eleições presidenciais, entre o metalúrgico socialista Luís Inácio Lula da Silva e a incógnita liberal salvacionista Fernando Collor de Melo, quando a televisão anunciou a queda do muro de Berlim.


Identidade pessoal e identidade familiar

Cada família gesta a sua identidade, ainda que algumas vezes, de forma inconsciente.


Desprezo e ingratidão

Não sei o que dói mais: se a ingratidão se o desprezo.


A classe esquecida pelo governo

O fato é que a classe média acaba por ser a classe esquecida pelo governo.


O STF em defesa de quem?

A UIF, antigo COAF, foi criada como uma unidade do Ministério da Justiça (hoje, no BACEN) para fazer uma coisa muito simples: receber dos bancos notificações de que alguém teria realizado uma transação suspeita, anormal.


O prazer da leitura

Ao contrário do que se possa pensar, não tenho muitos amigos. Também não são muitos os conhecidos.