Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Extensão da licença-maternidade pode ser inconstitucional

Extensão da licença-maternidade pode ser inconstitucional

17/08/2012 Ricardo Pereira de Freitas Guimarães

A extensão da licença-maternidade para seis meses é um tema que tramita a algum tempo no Congresso Nacional.

Atualmente, um projeto de lei, que tem apoio da Frente Parlamentar da Primeira Infância, pretende estimular, de forma polêmica, empresas a concederem licença-maternidade de seis meses para as funcionárias. De acordo com a proposta (PLS 201/12), ficarão impedidas as empresas que não concederem à licença de seis meses de participar de licitações públicas.

Será essa a solução ideal para empresas e mães? Vale lembrar que em 2008 passou a vigorar a Lei 11.770/08, que a Empresa Cidadã, pois passou a conceder isenção fiscal àquelas empresas que dão os dois meses suplementares de licença-maternidade às trabalhadoras. A lei também ampliou de quatro para seis meses a licença-maternidade das servidoras públicas federais.

Cerca de 10 mil empresas de médio e grande porte aderiram ao programa. É uma medida positiva, pois o empresário adere de livre e espontânea vontade. Ganham os dois: o empresário, que têm o benefício fiscal, e a mãe que pode estar ao lado de seu filho neste momento fundamental.

Não há dúvida, que nos dias atuais em que tudo se resume - infelizmente - a tal velocidade e dedicação ao trabalho, criando uma sociedade com raízes na ansiedade, tornando o tempo de convívio familiar cada vez mais exíguo, e quem não se acomoda nessa perspectiva de que se “deve viver para o trabalho e não trabalhar para se viver”.

O aumento do período de descanso é cada vez mais importante, e o que dizer do período em que a mãe necessita de uma verdadeira “desconexão” com o trabalho e uma “conexão” com seu filho, a razão de sua vida. É evidente que ampliar o tempo de convívio é salutar.

Contudo, já é chegado o tempo de se aplicar um tratamento isonômico nos limites da igualdade ou desigualdade. “Enfeitar” um país com regras que desprestigiam o pequeno empresário (e diga-se maioria no nosso país), regramentos esses que inclusive evitam seu crescimento, inviabilizam sua participação em certames públicos é inconstitucional.

E significa prestigiar os mais fortes em detrimento dos mais fracos, incentivando a desobediência a própria lei. O empresário de pequeno porte não pode, muitas vezes, ser obrigado a atender os ditames de uma rede de empresas com mais de mil funcionários.

Obrigá-los a estender “sob pena de”, já sabendo que não poderão fazê-los, é simplesmente excluí-los da sociedade. Não se trata de negar o benefício para as mães, pois não há dúvida dessa “boa intenção”, mas para que isso ocorra, mais importante é, que essa mãe tenha certeza que receberá valores durante a licença. E que terá seu emprego no retorno de sua licença. Isso é realmente o que vale.

Ricardo Pereira de Freitas Guimarães é mestre em Direito do Trabalho pela PUC-SP, doutorando em Direito do Trabalho pela PUC-SP, professor de Direito e Processo do Trabalho da pós-graduação de PUC-SP e sócio do escritório Freitas Guimarães Advogados Associados.



O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan