Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Falhas que sabotam o crescimento profissional

Falhas que sabotam o crescimento profissional

08/11/2018 Eduardo Shinyashiki

Olhe para dentro de si e para as suas ações e analise onde tem falhado consigo mesmo.

Falhas que sabotam o crescimento profissional

Geralmente, quem inicia uma carreira promissora tem como objetivo se tornar um profissional de sucesso e realizado. No entanto, algumas pessoas conseguem alcançar a meta, outras não chegam à concretização mesmo sendo competentes e capazes. O que será então que diferencia esses profissionais?

Por um momento, imagine um avião lindo. Um jato executivo mais moderno que existe e, que quando você olha, pensa: “Que coisa incrível”. Porém, esse avião está parado no aeroporto e não é usado para o propósito pelo qual foi construído. Nessa metáfora podemos entender porque profissionais não conseguem decolar a carreira. São indivíduos que têm tudo pronto, competência, talento, qualidades, mas que ainda estão colocando a atenção em algo que não permite que cumpram com maestria o seu propósito.

Cometemos muitas falhas na vida profissional, mas existem algumas que merecem atenção, pois podem “travar” a evolução da carreira ou projeto profissional sem percebermos. Veja só:

- Não definir claramente o seu posicionamento: esse é um dos principais erros. Em algum momento a falta de posicionamento faz com que o mercado e o público não saibam exatamente o que o profissional tem a oferecer, além de ele não ser percebido como poderoso, presente e competente, diminuindo as chances de ser lembrado e procurado e, assim - usando a metáfora anterior-, o avião não decola.

- Falta de fortalecimento das competências socioemocionais e do autodomínio: possuir essas competências faz uma diferença imensa quando se trata de sucesso e realização, pois permite que planos e projetos não fiquem fechados em uma gaveta, esquecidos, abandonados, perdidos ao longo do tempo porque foram escondidos atrás de uma cortina de medos, limitações, inseguranças e desculpas.

Os limitadores mais fortes não são externos à pessoa, mas internos. Quando o ser humano olha muito para fora, pouco conhece sobre si mesmo e sobre suas reações ou até mesmo sobre como lidar com os conflitos, dificuldades, desafios, medos e como transformá-los a seu favor. Por isso, é muito importante que o profissional invista em um caminho de autodesenvolvimento e de evolução no seu processo de crescimento pessoal, para que possa compreender suas limitações e também seus talentos e ser coerente com aquilo que o seu coração realmente quer.

- Ausência de velocidade para responder a mudanças: ser ágil perante uma transformação é um grande diferencial do profissional atual, e quem não se renova está falhando. Agilidade, flexibilidade e adaptação ao novo e às inovações são o que mais nos será pedido no futuro. E estar aberto a se renovar, atento e suscetível ao novo, às mudanças e sempre disposto a aprender, é o diferencial do profissional de sucesso.

- Não criar uma “rede de proteção”: existem pessoas que focam nas dificuldades da vida e são negativas mediante situações desafiadoras. O ponto de vista delas normalmente é a dificuldade e não a solução. Por conta disso, cercar-se de pessoas que vibrem na mesma intensidade e frequência que a nossa é algo muito importante para o sucesso do negócio e para resolver problemas complexos em que a participação de todos os envolvidos é essencial.

Encontre pessoas que o apoiem e que elevem seus padrões a outros patamares, que te inspirem e desafiem a ser melhor a cada dia. Claro, lembre-se de que você também precisa ser alguém que apoia pessoas, inclusive você mesmo, isto é, cuidado com seus pensamentos e atitudes para não se tornar você o seu maior sabotador.

Olhe para dentro de si e para as suas ações e analise onde tem falhado consigo mesmo. Inverta o prisma da falha para o aprendizado e então veja que o seu caminho profissional pode ser muito mais brilhante do que imaginou!

* Eduardo Shinyashiki é especialista no desenvolvimento da performance humana e autor do livro “O Poder do Carisma – conquiste e influencie pessoas sendo você mesmo”.

Fonte: Agência Nina



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes