Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Faltam menos de 50 dias úteis para acabar 2016

Faltam menos de 50 dias úteis para acabar 2016

21/10/2016 Jaques Grinberg

Ano atípico, cheio de emoções para quem trabalha com vendas.

Crise, eleições, alguns feriados, desemprego e desmotivação. Independente do motivo, muitas empresas e vendedores estão ganhando dinheiro.

Também, conhecemos muitos, preocupados com as metas para alcançar os resultados esperados. É importante lembrar que faltam menos de 50 dias úteis, menos de dois meses.

Para quem ainda não cumpriu as metas, a crise e o estresse acabou de chegar. É muito comum uma equipe de vendas ou um grupo de vendedores perceberem no meio ou final do mês que estão longe de cumprir as metas.

Dois são os principais problemas que impedem o sucesso: metas impossíveis de serem alcançadas e falta de foco, persistência e trabalho dos vendedores. No primeiro caso, a equipe de vendas deve conversar com o gestor e negociar uma nova meta, sempre com tranquilidade e números.

Já no segundo caso, guarde este artigo e siga os passos abaixo. O estresse no final do mês prejudica o sucesso dos vendedores, pense nisso! As metas em vendas podem ser comparadas com as notas de um aluno. No caso do aluno as notas, geralmente, são trimestrais.

Os alunos “espertos” aproveitam os três primeiros semestres para fecharem a média anual. Os vendedores de sucesso, também. Mas, ainda dá tempo. Seguem 10 dicas poderosas para superar as suas metas ainda este ano.

1 - Motivação intrínseca! Esteja preparado para ser vitorioso e alcançar os seus objetivos profissionais e pessoais. Acredite no seu potencial e arrisque mais! Tenha colegas de sucesso ao seu lado e aprenda com eles.

2 - Lembre-se que as metas são importantes para uma equipe de vendas. É o combustível e a motivação para alcançar os resultados da empresa. Superar a meta é o melhor investimento na carreira de um vendedor, é o reconhecimento de um ótimo trabalho. Tenha as metas como aliada, seja diferente para fazer a diferença!

3 - Tenha um controle dos seus resultados (dashboard). Dashboard é a apresentaçãoo visual dos resultados, importante para acompanhar dia a dia. Considerado um termômetro. Quando os resultados estiver baixo, você está com febre e precisa tomar alguma atitude.

4 - Calcule os dias úteis de trabalho até o final do ano, retire 20% e divida pelas vendas que faltam. Exemplo: faltam 50 dias úteis (50 – 20% = 40). Falta vender R$ 200 mil, então: (200/40 = 5). A sua nova meta é vender R$ 5 mil por dia útil de trabalho. Lembre que você tem 20% de segurança ou para superar a meta desejada.

5 - A meta diária acima deve ser cumprida no máximo dentro da semana, não deixe pendencias para a semana seguinte. E seja prevenido, tente “bater” a meta da semana até quinta-feira no máximo e fique tranquilo na sexta e sábado. Aliás, antecipe as vendas da próxima semana.

6 - A sua meta é a meta dos clientes. Pare de pensar na sua meta pessoal e da empresa e foco na meta do seu cliente, em solucionar o problema dele. Com foco no cliente, a sua meta será consequência.

7 - Falta clientes? Vá busca-los! Peça indicações, reative o contato com clientes antigos, pesquise amigos com potencial para serem seus clientes e use as redes sociais. Tem vergonha, vá com vergonha!

8 - Atendimento Gourmet para surpreender os clientes. As empresa estão preocupadas em “gourmetizar” os produtos e serviços e esquecem do atendimento. Tenha um atendimento diferenciado, requintado e acima da média. Os clientes querem e esperam um atendimento gourmet.

9 - Muitos profissionais precisam de um mentor, um profissional preparado para direcionar para o melhor caminho e o mais rápido. Busque qualificação, participe de cursos, palestras e leia livros de vendas, negociação e atendimento. Qual foi a última vez, por exemplo, que você pesquisou no Google como oferecer um atendimento gourmet?

10 - Os vendedores de sucesso mantem foco nos seus objetivos, são persistentes e não desistem com facilidade e trabalham (sabem administrar o tempo). Tenha um planejamento diário, esqueça problemas pessoais e as redes sociais. Foco, persistência e muito trabalho!

Ainda dá tempo que mostrar o seu potencial ainda este ano. A crise pode existir, mas a sua crise é você quem escolhe se existe ou não. Tenha o controle remoto das suas ações e escolha para onde quer ir. Não espere que os outros façam por você, vai lá e faça acontecer!

* Jaques Grinberg é empresário e Coach de Vendas.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes