Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Faltam menos de 50 dias úteis para acabar 2016

Faltam menos de 50 dias úteis para acabar 2016

21/10/2016 Jaques Grinberg

Ano atípico, cheio de emoções para quem trabalha com vendas.

Crise, eleições, alguns feriados, desemprego e desmotivação. Independente do motivo, muitas empresas e vendedores estão ganhando dinheiro.

Também, conhecemos muitos, preocupados com as metas para alcançar os resultados esperados. É importante lembrar que faltam menos de 50 dias úteis, menos de dois meses.

Para quem ainda não cumpriu as metas, a crise e o estresse acabou de chegar. É muito comum uma equipe de vendas ou um grupo de vendedores perceberem no meio ou final do mês que estão longe de cumprir as metas.

Dois são os principais problemas que impedem o sucesso: metas impossíveis de serem alcançadas e falta de foco, persistência e trabalho dos vendedores. No primeiro caso, a equipe de vendas deve conversar com o gestor e negociar uma nova meta, sempre com tranquilidade e números.

Já no segundo caso, guarde este artigo e siga os passos abaixo. O estresse no final do mês prejudica o sucesso dos vendedores, pense nisso! As metas em vendas podem ser comparadas com as notas de um aluno. No caso do aluno as notas, geralmente, são trimestrais.

Os alunos “espertos” aproveitam os três primeiros semestres para fecharem a média anual. Os vendedores de sucesso, também. Mas, ainda dá tempo. Seguem 10 dicas poderosas para superar as suas metas ainda este ano.

1 - Motivação intrínseca! Esteja preparado para ser vitorioso e alcançar os seus objetivos profissionais e pessoais. Acredite no seu potencial e arrisque mais! Tenha colegas de sucesso ao seu lado e aprenda com eles.

2 - Lembre-se que as metas são importantes para uma equipe de vendas. É o combustível e a motivação para alcançar os resultados da empresa. Superar a meta é o melhor investimento na carreira de um vendedor, é o reconhecimento de um ótimo trabalho. Tenha as metas como aliada, seja diferente para fazer a diferença!

3 - Tenha um controle dos seus resultados (dashboard). Dashboard é a apresentaçãoo visual dos resultados, importante para acompanhar dia a dia. Considerado um termômetro. Quando os resultados estiver baixo, você está com febre e precisa tomar alguma atitude.

4 - Calcule os dias úteis de trabalho até o final do ano, retire 20% e divida pelas vendas que faltam. Exemplo: faltam 50 dias úteis (50 – 20% = 40). Falta vender R$ 200 mil, então: (200/40 = 5). A sua nova meta é vender R$ 5 mil por dia útil de trabalho. Lembre que você tem 20% de segurança ou para superar a meta desejada.

5 - A meta diária acima deve ser cumprida no máximo dentro da semana, não deixe pendencias para a semana seguinte. E seja prevenido, tente “bater” a meta da semana até quinta-feira no máximo e fique tranquilo na sexta e sábado. Aliás, antecipe as vendas da próxima semana.

6 - A sua meta é a meta dos clientes. Pare de pensar na sua meta pessoal e da empresa e foco na meta do seu cliente, em solucionar o problema dele. Com foco no cliente, a sua meta será consequência.

7 - Falta clientes? Vá busca-los! Peça indicações, reative o contato com clientes antigos, pesquise amigos com potencial para serem seus clientes e use as redes sociais. Tem vergonha, vá com vergonha!

8 - Atendimento Gourmet para surpreender os clientes. As empresa estão preocupadas em “gourmetizar” os produtos e serviços e esquecem do atendimento. Tenha um atendimento diferenciado, requintado e acima da média. Os clientes querem e esperam um atendimento gourmet.

9 - Muitos profissionais precisam de um mentor, um profissional preparado para direcionar para o melhor caminho e o mais rápido. Busque qualificação, participe de cursos, palestras e leia livros de vendas, negociação e atendimento. Qual foi a última vez, por exemplo, que você pesquisou no Google como oferecer um atendimento gourmet?

10 - Os vendedores de sucesso mantem foco nos seus objetivos, são persistentes e não desistem com facilidade e trabalham (sabem administrar o tempo). Tenha um planejamento diário, esqueça problemas pessoais e as redes sociais. Foco, persistência e muito trabalho!

Ainda dá tempo que mostrar o seu potencial ainda este ano. A crise pode existir, mas a sua crise é você quem escolhe se existe ou não. Tenha o controle remoto das suas ações e escolha para onde quer ir. Não espere que os outros façam por você, vai lá e faça acontecer!

* Jaques Grinberg é empresário e Coach de Vendas.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso