Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Faltando um mês para acabar o ano, o que você fez com o seu 2020?

Faltando um mês para acabar o ano, o que você fez com o seu 2020?

10/11/2020 Clemilda Thomé

Em um ano tão incerto como 2020, cheio de obstáculos e momentos conturbados nas vidas pessoais, afetivas, profissionais e na saúde, muitos de nossos sonhos e planos foram barrados nessa jornada.

Mas, tentando fazer do limão uma limonada, talento nato do povo brasileiro, acredito que apesar dos pesares 2020 serviu para aprendermos muitas coisas e uma delas é que não estamos no controle de tudo.

Existem situações que temos de passar e não sabemos como controlá-las, no entanto, podemos nos adequá-las e manter a perseverança para batalhar por dias melhores.

Se você acredita que pode alcançar seus objetivos, continuará apesar das adversidades. Mas se você não crê no seu potencial, desistirá rapidamente.

Portanto, antes de fazer qualquer outra coisa, você precisa criar um forte senso de autoeficácia, ou seja, um estímulo primordial para a autoconfiança que, entre outras palavras, significa falar sobre a convicção de sermos capazes de realizar aquilo que queremos.

Para isso, crie o hábito de comemorar suas vitórias. Comece agora comemorando suas conquistas deste ano, não importa qual seja o tamanho delas.

Pequenas vitórias são tão importantes quanto os grandes feitos. São as alegrias diárias que fazem de nós seres humanos melhores.

Faça uma autoanálise também. Pergunte-se: Quais novas habilidades eu desenvolvi? Quais situações eu lidei particularmente bem? Como eu fiz diferença positiva na vida dos outros? Alcancei meus objetivos?

Meus sonhos se tornaram realidade? Consegui reverter positivamente algo que não estava bom? Consegui manter a fé mesmo com tantas diversidades?

Busque isso na sua memória, você irá encontrar as respostas e se não gostou delas, lembre-se: ainda dá tempo!

Falta apenas um mês para o ano acabar, então vale a pena fazer uma avaliação de tudo o que aconteceu e o que fez neste ano.

Por mais que a gente não tenha conseguido realizar as coisas na intensidade que poderíamos, sair do lugar, sair da zona de conforto e buscar uma melhora continua através da autocritica e da autoeficácia já são grandes passos.

A vida é muito curta, por isso, precisa ser vivida com tudo que ela pode nos oferecer. E se 2020 não foi o ano que esperávamos pense que sempre podemos tirar algo bom, basta mudar a forma como olhamos para determinadas situações. Sabe a tal história do copo meio cheio ou meio vazio?

Pois é exatamente isso. Mesmo que nada tenha sido perfeito, agradeça, porque a gratidão nos traz boas energias e a esperança necessária para todos os dias nos levantarmos da cama cheios de sonhos e metas.

* Clemilda Thomé

Fonte: Grupo Image



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra