Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Faltando um mês para acabar o ano, o que você fez com o seu 2020?

Faltando um mês para acabar o ano, o que você fez com o seu 2020?

10/11/2020 Clemilda Thomé

Em um ano tão incerto como 2020, cheio de obstáculos e momentos conturbados nas vidas pessoais, afetivas, profissionais e na saúde, muitos de nossos sonhos e planos foram barrados nessa jornada.

Mas, tentando fazer do limão uma limonada, talento nato do povo brasileiro, acredito que apesar dos pesares 2020 serviu para aprendermos muitas coisas e uma delas é que não estamos no controle de tudo.

Existem situações que temos de passar e não sabemos como controlá-las, no entanto, podemos nos adequá-las e manter a perseverança para batalhar por dias melhores.

Se você acredita que pode alcançar seus objetivos, continuará apesar das adversidades. Mas se você não crê no seu potencial, desistirá rapidamente.

Portanto, antes de fazer qualquer outra coisa, você precisa criar um forte senso de autoeficácia, ou seja, um estímulo primordial para a autoconfiança que, entre outras palavras, significa falar sobre a convicção de sermos capazes de realizar aquilo que queremos.

Para isso, crie o hábito de comemorar suas vitórias. Comece agora comemorando suas conquistas deste ano, não importa qual seja o tamanho delas.

Pequenas vitórias são tão importantes quanto os grandes feitos. São as alegrias diárias que fazem de nós seres humanos melhores.

Faça uma autoanálise também. Pergunte-se: Quais novas habilidades eu desenvolvi? Quais situações eu lidei particularmente bem? Como eu fiz diferença positiva na vida dos outros? Alcancei meus objetivos?

Meus sonhos se tornaram realidade? Consegui reverter positivamente algo que não estava bom? Consegui manter a fé mesmo com tantas diversidades?

Busque isso na sua memória, você irá encontrar as respostas e se não gostou delas, lembre-se: ainda dá tempo!

Falta apenas um mês para o ano acabar, então vale a pena fazer uma avaliação de tudo o que aconteceu e o que fez neste ano.

Por mais que a gente não tenha conseguido realizar as coisas na intensidade que poderíamos, sair do lugar, sair da zona de conforto e buscar uma melhora continua através da autocritica e da autoeficácia já são grandes passos.

A vida é muito curta, por isso, precisa ser vivida com tudo que ela pode nos oferecer. E se 2020 não foi o ano que esperávamos pense que sempre podemos tirar algo bom, basta mudar a forma como olhamos para determinadas situações. Sabe a tal história do copo meio cheio ou meio vazio?

Pois é exatamente isso. Mesmo que nada tenha sido perfeito, agradeça, porque a gratidão nos traz boas energias e a esperança necessária para todos os dias nos levantarmos da cama cheios de sonhos e metas.

* Clemilda Thomé

Fonte: Grupo Image



Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos: