Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Filmes podem ajudar estudantes na redação do Enem

Filmes podem ajudar estudantes na redação do Enem

19/08/2018 Beatriz Cristina Domingos da Silva

Quem está se preparando para o Enem sabe que a redação é um dos maiores desafios da prova.

Filmes podem ajudar estudantes na redação do Enem

É motivo de nervosismo, suor e lágrimas para muitos vestibulandos, pois a nota neste quesito é decisiva para o ingresso naquela universidade dos sonhos. Por isso, é preciso conhecer bem os temas mais relevantes do momento no Brasil e no mundo.

A redação do Enem costuma tratar de assuntos que estão em destaque nos meses que antecedem a prova. Pensando nisso, selecionamos três temas, com três filmes correspondentes, que podem “cair” no exame. Assim, de forma didática e divertida, os estudantes vão “arrasar” no Enem.

1- Bullying: A prática de bullying e cyberbulling nas escolas brasileiras é um tema atual e tem sido alvo de muitas discussões. A dica de filme é A Girl Like Her, que conta a história de duas garotas do ensino médio que perderam a amizade e passaram a ser inimigas. A representação do bullying nunca foi tão íntima e aterrorizante como nesse documentário-drama. É possível ver as consequências de ações e atitudes, tanto de quem pratica quanto de quem sofre bullying.

2- Fake News: Com o uso cada vez maior das redes sociais, um termo tem sido muito utilizado ultimamente pela sociedade: Fake News, notícias falsas revestidas de artifícios que fazem com que sejam consideradas — e compartilhadas — como verdadeiras. O que faz com que elas sejam tão perigosas é a escala com que são difundidas.

A dica é o documentário Fake News: Baseado em fatos reais. O longa mostra a saga de André Fran, Rodrigo Cebrian e Felipe UFO por diversos países em busca de respostas para um fenômeno que tornou-se arma política e, mais do que isso, “argumento” para acusar, disseminar mentiras ou distorcer fatos sobre tudo aquilo que não agrada determinado grupo, partido, ideologia ou agenda.

3- Refugiados: A crise de refugiados que a Europa enfrenta atualmente é a maior desde a Segunda Guerra Mundial. O ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) informa que 68,5 milhões de pessoas estavam deslocadas por guerras e conflitos até o final de 2017.

Sobre o assunto, a dica é o filme “Casablanca”, um clássico da sétima arte, de 1942, que retrata a vida em tempos de guerra. No auge da II Guerra Mundial, muitos refugiados fugiram da ocupação nazista, chegando ao Marrocos. Enquanto uns conseguiam vistos que lhes permitiam procurar uma vida melhor em outros países – muitos tinham de recorrer ao mercado paralelo, por exemplo –, outros tinham de esperar em Casablanca.

E aí? Gostou das dicas? Não se esqueça de treinar, com o conhecimento adquirido por meios dos filmes e documentários. Afinal, é muito importante analisar os temas e formar opinião em torno dos assuntos pesquisados, conseguindo desse modo uma base sólida para a criação de argumentos e propostas na sua redação do Enem.

* Beatriz Cristina Domingos da Silva é estudante de Design Gráfico e, aos 18 anos, atua como Jovem Aprendiz no grupo Vitae Brasil, de São José dos Campos (SP).

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli