Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Fim à Era do Papel

Fim à Era do Papel

10/07/2008 Divulgação

Quando nos inscrevemos em um banco de dados de uma empresa, geralmente, temos uma sensação de descrédito, como se aquele formulário não fosse o suficiente para a conquista da vaga.

Dessa forma, em muitos casos, mesmo com o desejo ao cargo, as perguntas não são preenchidas de maneira completa, ou, até mesmo, verdadeira. O que antes era apenas um protocolo em sites de grandes empresas é, hoje, ferramenta indispensável ao Departamento de Recursos Humanos (RH). Os links “Trabalhe Conosco”, “Oportunidade de Carreira” ou “Faça Parte do Nosso Time” são um caminho promissor para alcançar a tão sonhada oportunidade de trabalho. Mas o que poucos sabem é que, por trás deste link, existe um moderno software de seleção de candidatos, que reduz em 40% os custos de contratação da empresa. Um serviço terceirizado dirigido a grandes e médias empresas que mudou a história dos processos seletivos no Brasil.

A E-Hunter é um exemplo desses novos softwares, totalmente customizado, e muito bem aceito pelo RH das empresas, assim como pelos candidatos. Há uma integração total da empresa com o candidato e a ferramenta. Basta uma senha para que qualquer dado seja atualizado, independente da fase do processo seletivo. “O software é um facilitador que ajuda o contratante a encontrar o candidato mais próximo ao perfil procurado”, explica José Louis Essabbá, diretor comercial de negócios da E-Hunter. “Com o e-hunter você não tem a necessidade de abrir currículo um a um. O software marca as entrevistas automaticamente, o que poderia demorar mais de uma semana. Tudo que acontece com o candidato em todas as etapas é feito automaticamente, e fica guardado em um histórico, deixando-o em stand by para outros processos, caso haja alguma vaga semelhante. Se você tem histórico, elimina o tempo também com o candidato que não é apto ao processo. Há uma redução de tempo em cerca de 70%, e, obviamente, tempo significa dinheiro”, destaca.

Segundo Essabbá, as empresas têm buscado uma maneira de colher dados bem específicos de candidatos, tornando o processo seletivo muito mais ágil. Para se ter uma idéia, antes dos novos softwares de seleção, uma vaga demorava em torno de 35 dias para ser preenchida, desde a decisão até a contratação. Com a nova ferramenta, a vaga pode ser preenchida em até cinco dias, e melhor, com maior possibilidade de acerto na contratação. Então a partir de agora, quando preencher seu CV no formulário postado pela empresa que tanto sonha trabalhar, saiba que quem está fazendo a seleção é uma moderna ferramenta que rapidamente indicará se você se encaixa, ou não, no perfil procurado.

*José Louis Essabbá, administrador.



O desserviço do senador ao STF

Como pode um único homem, que nem é chefe de poder, travar indefinidamente a execução de obrigações constitucionais e, com isso, impor dificuldades ao funcionamento de um dos poderes da República?


Anedotas com pouca graça

Uma anedota, de vez enquanto, cai sempre bem; como o sal serve para temperar a comida, a anedota também adoça a conversa ou o texto.


Cada um no seu quadrado e todos produzindo…

Muito oportunas as observações do Prof. Ary Oswaldo Mattos Filho, de que em vez dos simples projetos que visam reforçar o caixa da União – como a alteração no Imposto de Renda ora em tramitação pelo Congresso – o país carece de uma verdadeira reforma tributária onde fiquem bem definidos os direitos e obrigações da União, Estados e Municípios.


Você já respirou hoje?

Diagnóstico e tratamento corretos salvam vidas na fibrose cística.


Jogos para enfrentar a crise

O mundo do trabalho nunca mais será o mesmo.


O trabalho de alta performance no Hipismo

O que os atletas precisam para o desempenho perfeito em uma competição? Além do treinamento e esforços diários, eles precisam estar em perfeita sintonia com o corpo e a mente.


Bons médicos vêm do berço

Faz décadas assistimos a abertura desenfreada de novas escolas médicas, sem condição de oferecer formação minimamente digna e honesta.


Wellness tech e a importância da saúde mental dentro das organizações

A pandemia de covid-19 impactou a vida de todos nós, pessoal e profissionalmente.


Manifestações do TDAH

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em adultos e crianças.


Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.