Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Fim de Ano… hora de recarregar as energias e curtir a família!

Fim de Ano… hora de recarregar as energias e curtir a família!

19/12/2013 Daniele Vilela Leite

Mais um ano acabando... Hora de comemorar e descansar! Período que para muitos é sinônimo de férias!

Um ano se passou e com ele, trabalhos, estudos, passeios, conhecimentos, aprendizados, alegrias, tristezas, encontros, mudanças e também muitas realizações, conquistas de alguns sonhos, de novos amigos, de bens materiais e imateriais, enfim, conquistas que nem imaginávamos ou não esperávamos que viessem tão rapidamente.

Poxa, quanta coisa aconteceu! Os fatos que nos marcaram durante esse ano não caberiam neste texto. Alguns bons e outros nem tanto, mas o que importa é que, de alguma forma, adquirimos conhecimento, experiências e aprendizado! Bom, o ano está chegando ao fim, e nossas energias também. Para recarregá-las, nada melhor que descansar. As férias são esperadas por todos: empresários, chefes, gerentes, subordinados, professores, diretores, orientadores; todos aqueles que realizam uma jornada de trabalho.

Normalmente, quando chega o final do dia, queremos ir para casa, descansar e repor as energias para o outro dia. Mas, para muitos, o “chegar em casa”, nem sempre é sinônimo de descanso; ao contrário, significa iniciar o “segundo turno”: lavar, passar, cozinhar, cuidar da casa e, principalmente, dos filhos. Sim, os filhos! Nesse período do ano as crianças estão cansadas de toda uma rotina e mesmo que não cumpram uma jornada de trabalho, participam de diversas atividades: escola, trabalhos e tarefas (que muitas vezes contam com auxílio dos responsáveis), inglês, curso de reforço, música, futebol, ballet.

Para os adultos, pode até parecer “pouca coisa”, mas para as crianças tudo isso é bem puxado. Se pensarmos nos pequeninos da creche, então, esses são verdadeiros guerreiros! Se para os adultos oito horas de trabalho são cansativas, imaginem para uma criança que passa quase 10 horas do seu dia em uma instituição. Claro, com atividades diferenciadas: pedagógicas, de lazer, recreação, higiene e sono, e todas realizadas com dedicação e carinho pelos funcionários.

Mas já imaginou o quanto é desgastante para as crianças? Por mais que gostem e se divirtam nesse ambiente, nada melhor do que estar em suas casas, com o carinho e o cuidado de sua família. Enfim, o que importa é que o fim do ano chegou! Vamos aproveitar esse período comemorativo para descansar, rever parentes e amigos, rir, passear, viajar e aproveitar cada minuto em companhia de pessoas agradáveis. E, se não for fazer nada disso, mesmo ficando em casa, aproveite esse período para rever algumas coisas em sua vida.

Talvez coisas simples, mas que, devido à correria do dia a dia, deixamos de lado para priorizar outras atividades. Aproveite também para “curtir” seus filhos, sobrinhos, primos... Junte as crianças e saia para fazer algo. Que tal jogar bola, ou levá-los para fazer uma caminhada, andar de skate, de bicicleta? Melhor ainda se for em um ambiente seguro como um parque, ou em um centro esportivo, onde não haja o perigo do trânsito! Aproveite essas datas tão especiais, pois só as teremos novamente daqui um ano, quando chegar a hora de recarregar as energias novamente! Boas Festas!

*Daniele Vilela Leite é Orientadora Educacional na empresa Planeta Educação, com grande experiência em trabalhos relacionados à Educação.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves