Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Foco é o primeiro passo para a realização

Foco é o primeiro passo para a realização

15/11/2015 Eduardo Shinyashiki

Um dos principais fatores para a não realização de algo, seja uma tarefa rotineira do trabalho ou a viagem dos sonhos, por exemplo, é a perda de foco.

Muitas vezes, ao estabelecer um caminho a ser percorrido para atingir o objetivo, nos desviamos do que realmente era importante.

Isso acontece, pois a todo tempo insistimos em olhar para os lados e não focamos naquilo que queríamos inicialmente.

Fazendo o caminho inverso, muitas pessoas se concentram naquilo que não querem, ao invés de focar no seu objetivo.

Esse comportamento faz com que nos enfraquecemos e canalizemos energias para o outro lado, aquele que foge do nosso propósito. Imagine a meta de regar o jardim com uma mangueira.

Ela será perfeitamente alcançada se a água sair da torneira e ir direto para a ponta da mangueira. Agora, se a mangueira contar com diversos furos a água não chegará com força suficiente para atingir a meta de aguar as plantas.

Resultado: insucesso na ação. Se você tem o objetivo de que a sua apresentação para a diretoria seja um sucesso, então defina primeiro onde é que colocará atenção.

Pense em termos de possibilidades e impossibilidades e considere possíveis interferências, pois certamente elas surgirão.

Contudo, permita-se não se concentrar em pensamentos como “Não consigo, não dá, é impossível, ele não irá gostar”, e busque contextualizar o seu desejo: “O que preciso fazer e em qual contexto preciso estar inserido para que o meu objetivo se torne real?”.

Isso é seguir o caminho sem destoar. A atenção nas adversidades nos faz focar somente nos problemas e dificuldades, podendo já prever-se o final: frustração, infelicidade e sentimento de impotência.

Lembre-se, o resultado é fruto de onde você coloca a atenção, por isso, não desperdice tempo tentando encontrar defeitos em torno do seu objetivo.

Os nossos pés nos levam para frente, mas é a nossa cabeça que nos comanda, desse modo, o foco é o primeiro passo para a realização de qualquer objetivo.

Se tropeçar, levante, considere as críticas e seja humilde para pedir ajuda. O importante é não perder de vista o alvo e a energia para seguir.

* Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes.



Administração estratégica: desafios para o sucesso em seu escritório jurídico

Nos últimos 20 anos o mercado jurídico mudou significativamente.


Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

Ser um empresário ou empresária de sucesso é o sonho de muitas pessoas.


Intercooperação: qual sua importância no pós- pandemia?

Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.


STF e a Espada de Dâmocles

O Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Investigativa são responsáveis pela persecução penal.


Lista tríplice, risco ao pacto federativo

Desde o tempo de Brasil-Colônia, a lista tríplice tem sido o instrumento para a nomeação de promotores e procuradores do Ministério Público.


ESG: prioridade da indústria e um mar de oportunidades

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a levantamentos anteriores.


Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.


O limite do assédio moral e suas consequências

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.


TSE, STF e a censura prévia

Sabe-se que a liberdade de expressão é um dos mais fortes pilares da democracia.


Sociedade civil e a defesa da democracia

As últimas aparições e discursos do presidente da República vêm provocando uma nova onda de empresários, instituições e figuras públicas em defesa da democracia e do sistema eleitoral no Brasil.


Para além do juramento de Hipócrates: a ética na prática médica

“Passarei a minha vida e praticarei a minha arte pura e santamente. Em quantas casas entrar, fá-lo-ei só para a utilidade dos doentes, abstendo-me de todo o mal voluntário e de toda voluntária maleficência e de qualquer outra ação corruptora, tanto em relação a mulheres quanto a jovens.” (Juramento de Hipócrates).


O sentido da educação

A educação requer uma formação pessoal, capaz de fazer cada ser humano estar aberto à vida, procurando compreender o seu significado, especialmente na relação com o próximo.