Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Foco é o primeiro passo para a realização

Foco é o primeiro passo para a realização

15/11/2015 Eduardo Shinyashiki

Um dos principais fatores para a não realização de algo, seja uma tarefa rotineira do trabalho ou a viagem dos sonhos, por exemplo, é a perda de foco.

Muitas vezes, ao estabelecer um caminho a ser percorrido para atingir o objetivo, nos desviamos do que realmente era importante.

Isso acontece, pois a todo tempo insistimos em olhar para os lados e não focamos naquilo que queríamos inicialmente.

Fazendo o caminho inverso, muitas pessoas se concentram naquilo que não querem, ao invés de focar no seu objetivo.

Esse comportamento faz com que nos enfraquecemos e canalizemos energias para o outro lado, aquele que foge do nosso propósito. Imagine a meta de regar o jardim com uma mangueira.

Ela será perfeitamente alcançada se a água sair da torneira e ir direto para a ponta da mangueira. Agora, se a mangueira contar com diversos furos a água não chegará com força suficiente para atingir a meta de aguar as plantas.

Resultado: insucesso na ação. Se você tem o objetivo de que a sua apresentação para a diretoria seja um sucesso, então defina primeiro onde é que colocará atenção.

Pense em termos de possibilidades e impossibilidades e considere possíveis interferências, pois certamente elas surgirão.

Contudo, permita-se não se concentrar em pensamentos como “Não consigo, não dá, é impossível, ele não irá gostar”, e busque contextualizar o seu desejo: “O que preciso fazer e em qual contexto preciso estar inserido para que o meu objetivo se torne real?”.

Isso é seguir o caminho sem destoar. A atenção nas adversidades nos faz focar somente nos problemas e dificuldades, podendo já prever-se o final: frustração, infelicidade e sentimento de impotência.

Lembre-se, o resultado é fruto de onde você coloca a atenção, por isso, não desperdice tempo tentando encontrar defeitos em torno do seu objetivo.

Os nossos pés nos levam para frente, mas é a nossa cabeça que nos comanda, desse modo, o foco é o primeiro passo para a realização de qualquer objetivo.

Se tropeçar, levante, considere as críticas e seja humilde para pedir ajuda. O importante é não perder de vista o alvo e a energia para seguir.

* Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes.



O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Onde começam os juros abusivos?

A imagem do brasileiro se sustenta em valores positivos, mas, infelizmente, também negativos.

Autor: Matheus Bessa


O futuro da indústria 5.0 na sociedade

O conceito de Indústria 5.0 é definido como uma visão humanizada das transformações tecnológicas no setor, equilibrando as necessidades atuais e futuras dos trabalhadores e da sociedade com a otimização sustentável do consumo de energia, processamento de materiais e ciclos de vida dos produtos.

Autor: Pedro Okuhara


Em defesa do SUS: um chamado à ação coletiva

A escassez de recursos na saúde pública brasileira é um problema crônico.

Autor: Juliano Gasparetto


Impactos da proibição do fenol pela Anvisa no mercado de cosméticos e manipulação

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou a decisão de proibir a venda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde e estéticos.

Autor: Claudia de Lucca Mano


A fantasia em torno da descriminalização da maconha

"As drogas pisoteiam a dignidade humana. A redução da dependência de drogas não é alcançada pela legalização do uso de drogas, como algumas pessoas têm proposto ou alguns países já implementaram. Isso é uma fantasia".

Autor: Wilson Pedroso


Ativismo judicial: o risco de um estado judicialesco

Um Estado policialesco pode ser definido como sendo um estado que utiliza da força, da vigilância e da coerção exacerbada contra a população, principalmente com seus opositores.

Autor: Bady Curi Neto


Abortada a importação do arroz

O governo desistiu de importar arroz para fazer frente à suposta escassez do produto e alta de preços decorrentes das cheias do Rio Grande do Sul, responsável por 70% do cereal consumido pelos brasileiros.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan