Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Frustração: um empecilho para a vida plena e realizada

Frustração: um empecilho para a vida plena e realizada

21/07/2016 Hilda Medeiros

Como adultos não podemos mais expressar nossas angústias da vida com birras de criança. É preciso encarar de frente.

Frustração: um empecilho para a vida plena e realizada

Pesquisas dizem que um profissional passa em média por 23 adversidades por dia: trânsito, economia, subordinados, chefe, colegas de trabalho, família, empresa, etc. O problema não são as adversidades em si, considerando que muitas delas são inevitáveis, mas sim, a falta de preparo individual para lidar com as mesmas.

Desde bem pequenos aprendemos a nos aproximarmos das sensações prazerosas e a nos afastarmos daquelas que nos causam dor. As crianças não toleram que seus desejos sejam frustrados e respondem a isso com irritação e raiva. Muitas vezes se jogam nos chão para demonstrar a medida de sua contrariedade. Ninguém ensina uma criança a fazer birra - ela age assim porque tem poucos recursos de comunicação e essa é uma das maneiras de conseguir o que querem. Testam a tolerância dos pais e se conseguirem o objetivo desejado ao se jogar no chão pela primeira vez, tenderão a repetir o que deu certo. À medida que nos tornamos adultos nos vemos obrigados a encarar a dura verdade, nossos desejos não são realizados na hora que queremos. No entanto, internamente continuamos com o mesmo querer: Quero agora! Quando as coisas não acontecem como gostariam muitas pessoas se sentem imensamente frustradas.

Não é possível eliminarmos as frustrações de nossas vidas pelo simples fato de que vivemos em sociedade. Convivemos com pessoas, queiramos ou não. Elas possuem distintas combinações de comportamentos e esses nem sempre nos agradam. Assim como a natureza não dá à mínima se preferirmos dias ensolarados em oposição às tempestades com suas consequências. Por mais que queiramos, a tentativa de nos afastarmos das sensações desprazerosas são vãs.

A vida muitas vezes se apresenta de forma árdua demais. A dificuldade de lidar com o outro, a falta de tempo, projetos que não evoluem, falta de clareza sobre o que se responsabilizar no trabalho, não ter o comprometimento dos liderados, não ser ouvido pelo chefe, vitimização, culpa, tarefas sem fim - o resultado de tantas faltas é o sentimento de fracasso, frustação.

A questão principal não está em querer evitar o que não pode, e sim, procurar compreender as causas e encontrar meios de lidar com o que é possível. Em primeiro lugar, encontre a origem da frustação: Ela está ligada a sensações internas ou a eventos externos? É algo que pode ser controlado? Se a resposta for sim, como? Existem algumas frustações crônicas e muito profundas que precisam de ajuda profissional para resolver. Mas a maioria delas pode amenizar consideravelmente se tirarmos o foco do problema e direcioná-lo para as soluções.

Comece abandonando o papel de vítima, responsabilize-se por cada situação sem se culpar. A culpa não serve pra nada, ela não gera aprendizado. Descubra meios de otimizar o tempo - diminua os cafezinhos - e que tal aproveitar para aprender uma nova língua enquanto está parado no trânsito? Se faltar clareza na comunicação, essa é a hora de aprender a ouvir. Saber ouvir é fazer escuta ativa, prestar atenção no que está sendo dito ao invés de ficar procurando a resposta automática para o que vai responder. Trate com carinho a criança interior, mas diga a ela que no mundo adulto é preciso semear e esperar para colher. Escolha controlar o que pode ser controlado. Parece fácil, mas não é simples. E lembre-se: “Não importa o que você pensa que é, você é muito mais do que isso”.

* Hilda Medeiros atua há quinze anos em consultório particular como Coach Generativo e Psicoterapeuta de profissionais liberais, empresários e executivos de empresas de diferentes portes.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves