Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Gatos de padaria

Gatos de padaria

07/08/2011 Helder Caldeira

“Os partidos têm direito de participar do governo, mas não de lotear, fazer fisiologismo e, muito menos, corrupção”. Por incrível e inacreditável que possa parecer, essa foi uma das ponderações do ex-ministro e deputado cassado José Dirceu, durante um seminário promovido pelo Partido dos Trabalhadores em São Paulo.

Quem ouve isso, pode chegar a imaginar que gato é pão nesse imbróglio que abate os primeiros meses de gestão da presidenta Dilma Rousseff, ainda um híbrido entre sua própria farinha e os “pacotões” deixados pelo ex-presidente Lula. Lula, aliás, não sai da mídia, seja ela boa ou ruim.Há aqueles que defendem que ele é candidatíssimo às eleições presidenciais de 2014 e seus últimos discursos tangem, de fato, essa linha. Mas há os que defendem que o ex-presidente está, na verdade, tentando conter a sanha da imprensa, da Justiça e até da própria Dilma em implodir as estruturas politiqueiras que, fisiologicamente, o PT e o PMDB imiscuíram no Estado brasileiro.

Eu me situo nessa segunda linha. Até porque, se Dilma Rousseff decidir abrir a caixa de Pandora da administração pública, é certo que o governo Lula será demolido e a imagem do ex-presidente passará à história como não mais que um pão bolorento. Se a presidenta tomar essa decisão, será julgada em termos de estadista e não apenas por medidas de farinha de rosca. Não por acaso, é visível a aproximação entre Dilma e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a quem a régua histórica começa a fazer justiça. Ainda em seu discurso no seminário do PT, José Dirceu concluiu: “Não é porque eu fui afastado do governo, que o Lula e o PT estavam contra mim”. Óbvio que não. Ele só foi afastado por sua permanência ter se tornado absolutamente insustentável após a avalanche de denúncias do ex-deputado Roberto Jefferson.

O ex-ministro da Casa Civil foi afastado porque colocava diretamente Luiz Inácio Lula da Silva em risco real e imediato em sua cadeira presidencial. E Dirceu caiu da pior forma possível,como que demitido por Jefferson, que dois dias antes apontou-lhe o dedo em rede nacional, ao vivo, e disse: “Zé,se você não sair daí rápido, vai fazer réu o presidente Lula! Rápido, Zé, saia daí rápido!”E só faltou o deputado assinar a exoneração do ministro no Diário Oficial da União. Porque nem Lula,nem o PT, queriam sua saída. Sabiam exatamente como ele praticava sua real politiktupiniquim e como a máquina estava engordando os cofres do partido. Mas, naquele momento, não havia outra saída. Tautologicamente, a presidenta Dilma Rousseff, que vem conquistando a alcunha de “faxineira”,vive um momento bastante semelhante.

Ou promove uma limpeza séria e minimamente competente em toda dimensão do governo federal,que significa extirpar dezenas de milhares de “companheiros”dos cargos loteados ainda na era Lula; ou terá sua gestão paralisada e assolada por uma gigantesca CPI da Corrupção que está sendo articulada pela oposição, com apoio de diversos setores da base aliada. Dilma mostrou-se intransigente e irascível com o PR no caso do Ministério dos Transportes. As perguntas são: usará a mesma régua com o gigante PMDB de seu vice, Michel Temer, e do presidente do Senado, José Sarney, nas várias pastas que ocupa? Essa palmatória valerá para os apaniguados do PT no governo?Ou essa “faxina”é apenas mais uma piaçaba ideológica e populista, como a famigerada vassoura de Jânio Quadros? As decisões políticas que Dilma Rousseff e seu núcleo de poder tem a tomar não são fáceis.

A velocidade das mudanças no comportamento dos cidadãos e da opinião pública (e da publicada, diga-se de passagem) seguem a dinâmica transformadora da era digital. O mundo já não é mais o mesmo dos tempos de Lula, ainda que passado recente. É como bem diz o burlesco questionamento popular: “Gato que nasce em padaria é pão? ”Não, não é. E a triste realidade da impunidade no Brasil permite que nos sobrem gatunos gordos transitando em meio ao pão nosso de cada dia. O que fará a presidenta com eles?

Helder Caldeira* é Escritor, Jornalista, Palestrante e Conferencista.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre