Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Geomarketing na Prática

Geomarketing na Prática

09/11/2012 Eduardo Freitas

Desde os primórdios da humanidade, os mapas têm sido usados para analisar as mais variadas questões. A escolha do melhor local para uma caçada, a definição de uma região para uma tribo, a navegação marítima por mares pouco conhecidos. Tudo isso sempre teve como premissa básica o estudo geográfico de um local.

No caso da gestão de negócios e do planejamento estratégico nas empresas, as tabelas com números costumavam vir antes da análise geográfica, mas isto vem mudando e, hoje, a localização passa a ser um fator primordial para a tomada de decisão. Estudos mostram que pelo menos 80% de toda a informação disponível em uma corporação tem uma componente geográfica. Mas como dar os primeiros passos para a utilização eficiente da informação geoespacial nas empresas?
Primeiro, é preciso conhecer os conceitos básicos do Geomarketing, uma ferramenta que permite integrar bases cartográficas e dados socioeconômicos às informações dos clientes e concorrentes, disponibilizando tudo isso na forma de mapas, permitindo uma análise visual do problema e embasando a tomada eficiente de decisões.
O termo Geomarketing é também associado a Marketing Geográfico, Geografia de Mercado ou, ainda, Geomercadologia. É um setor multidisciplinar que integra, relaciona e coordena três disciplinas e suas técnicas de pesquisa: a Cartografia, a Geografia e o Marketing. Essas áreas são responsáveis pelos estudos e pela representação dos fenômenos que interagem no meio físico, cultural, econômico e comportamental, fundamentais para as análises de marketing baseadas em geografia.
Mas para obter-se um bom resultado a partir de uma análise de Geomarketing, primeiro é preciso garantir que os dados – geoespaciais ou não - sejam de boa qualidade. Afinal, se as informações iniciais forem incompletas ou inconsistentes, o resultado final pode até ser um mapa “bonito”, porém o estudo levará o tomador de decisão a escolhas erradas, gerando prejuízo ou perda de receita.
Dentre os dados utilizados no Geomarketing estão, além da base cartográfica propriamente dita, elementos de geodemografia, áreas de influência, concorrência, capilaridade, canibalização, localização dos clientes, histórico transacional, infraestrutura, entre outras variáveis que fazem do Geomarketing uma ferramenta poderosa para análise do comportamento do mercado.
Após a obtenção dos dados e a verificação da qualidade dos mesmos, quem integra todas as informações e as apresenta de forma coerente e organizada na tela do computador - em um mapa que pode ser analisado por qualquer tomador de decisão - são os Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
O SIG – ou GIS, na sigla em inglês - é a ferramenta que, integrando as tabelas aos dados geográficos, possibilita realizar as mais diversas análises. Bem diferente dos mapas cheios de alfinetes do passado, o produto final do estudo no Geomarketing é uma representação fiel de uma região, com áreas, linhas ou pontos que indicam com muita precisão os melhores locais para se iniciar um negócio, ampliar uma rede ou concentrar esforços de vendas.
Em um passado recente, qualquer análise de Geomarketing era apresentada em um mapa plano, em duas dimensões, mas com as bases de dados em 3D é possível, hoje, fazer análises levando-se em conta também o relevo. Além disso, pode-se incluir outras variáveis nas análises, como o tempo, levando o estudo a novos patamares como o 4D, 5D etc.
Outras tecnologias e métodos de análise que vêm impulsionando o setor de geomarketing, em todo o mundo, são o marketing direto em dispositivos móveis, as aplicações baseadas na web 2.0, os novos modelos estatísticos, o uso de macroindicadores, a popularização da geoestatística, entre outros.
No Brasil, a inteligência geográfica já vem sendo usada em aplicações de expansão de negócios, gestão de redes, definição de mix de produtos, otimização de rotas de distribuição, marketing móvel, mídia externa, enriquecimento cadastral, incorporação imobiliária.

Hoje, as empresas que mais utilizam aplicações de geomarketing são dos setores de franquias, varejo, telecomunicação, energia, bancos, financeiras, operadoras de cartões de crédito, seguradoras, construtoras, imobiliárias, indústria de bens de consumo, instituições de ensino e religiosas, mas qualquer área pode se beneficiar da análise geográfica para a tomada de decisão.
As perguntas feitas pelos empreendedores, quando planejam iniciar ou expandir um negócio, são muito simples: Abro uma loja neste local? Reformo meu estabelecimento? Mudo o perfil do meu ponto de venda? As respostas também são simples - sim ou não -, porém os meios para chegar a tal resultado devem necessariamente passar pela geografia.
* Eduardo Freitas é engenheiro cartógrafo, técnico em edificações, mestrando em SIG, editor do portal e revista MundoGEO 



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves