Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Gestão humanizada como diferencial de atendimento

Gestão humanizada como diferencial de atendimento

08/09/2016 Raquel Lima

O exercício da gestão humanizada reflete na prática do atendimento humanizado dos colaboradores para com os clientes.

Dentre os diversos recursos existentes em uma organização, o Recurso Humano tem sido trabalhado e desenvolvido dentro dos princípios da Gestão Humanizada, em que o indivíduo é compreendido em seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

Ou seja, é percebido e respeitado na sua totalidade e singularidade. Em um mercado cada dia mais competitivo, as organizações precisam desenvolver estratégias que atendam às necessidades da empresa, bem como às necessidades e expectativas dos indivíduos que compõem seu capital humano.

O desafio dos gestores é conseguir conciliar os objetivos pessoais e profissionais dos colaboradores, e manter a produtividade saudável da organização. As práticas adotadas para se atingir esses objetivos, são:

Respeitar a história e o momento de vida de cada colaborador, exercitando e estimulando a empatia na organização;

Desenvolver relações cordiais na equipe, possibilitando um ambiente agradável e saudável, no qual todos possam se sentir pertencentes ao grupo, acarretando em maior satisfação e retenção dos profissionais;

Promover espaços de escuta e de voz, em que os profissionais se sintam acolhidos e seguros para exporem suas percepções, sejam elas positivas ou negativas, em relação aos processos, líderes, diretrizes, entre outros;

Ajudar os colaboradores a melhorarem suas performances, por meio de feedbacks contínuos;

Oferecer treinamentos técnicos e comportamentais para uma atuação mais segura dos profissionais.

Os resultados alcançados têm se mostrado satisfatórios com as práticas da gestão humanizada: diminuição no índice de rotatividade, queda no número de absenteísmo e afastamentos, maior envolvimento e motivação dos colaboradores.

Na TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção, em um quadro de aproximadamente 600 colaboradores, chegamos a passar 2 anos sem causas trabalhistas e, por consequência, temos clientes cada dia mais satisfeitos com os serviços oferecidos por nossa empresa.

Acreditamos que o exercício da gestão humanizada reflete na prática do atendimento humanizado de nossos colaboradores para com nossos clientes, promovendo, assim, um círculo virtuoso.

* Raquel Lima é administradora e psicóloga, com especializações em Psicologia Cognitiva e Comportamental e em Neuropsicologia.



Habilidades socioemocionais podem ser aprendidas

Desde o início da infância, as pessoas aprendem um conjunto de comportamentos que são utilizados nas diferentes interações sociais.


Entenda porque amor é diferente de paixão

Você sabe diferenciar o amor da paixão?


A finalidade e controle das ONGs

O mais adequado não é combatê-las, mas manter sob controle as suas ações como forma de evitar desvio de finalidade, corrupção e outras distorções.


A reforma da máquina pública

A aprovação da reforma da Previdência, pela Câmara dos Deputados, é um avanço do governo.


Os desafios da maternidade e do mercado de trabalho

Ter filhos não é fator de impedimento para uma mulher trabalhar.


Todos querem ser ricos…

Mais vale pobreza, com paz e consciência limpa, que riqueza, sem sossego, alma escurecida, e pesados de remorsos.


A importância de empoderar nossas meninas

Fatores culturais de valorização do masculino, enraizados desde sempre na nossa sociedade, afetam a autoestima e a confiança feminina.


Advogados e Cursos jurídicos

Onze de Agosto é o Dia da Fundação dos Cursos de Direito e é também o Dia do Advogado.


Empresas e paternidade: uma mudança a ser nutrida

Daqui a cinco ou dez anos, nem você nem ninguém se lembrará com precisão da tarefa que está fazendo no trabalho neste minuto.


Ética de advogados e juízes

A advocacia e a magistratura têm códigos de ética diferentes.


Quem se beneficia da coisa pública é corrupto

Coisa pública não pode ser confundida com coisa privada.


Pai é quem ama e cuida

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, pai não é somente quem nos gerou.