Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Gestão Lean – Uma necessidade para todos os negócios

Gestão Lean – Uma necessidade para todos os negócios

23/05/2017 Sidney Rago

Gestão significa manter em nosso radar aquilo que é importante e relevante nas nossas organizações.

No final da década de 80 e início da década de 90, quando estávamos em plena implementação das técnicas de qualidade & produtividade, ouvíamos uma desculpa padrão: “isso é coisa de Japonês”.

Com os primeiros cases de sucesso no Brasil, começamos a ouvir “isso é coisa de indústria automobilística”, depois “isso é coisa de indústria” e hoje após seguidos cases de sucesso nos segmentos de serviço, operadores logísticos, hospitais e construção civil, e outros, todos esses tabus caíram por terra.

Qual foi o segredo do sucesso? É bem simples: lá atrás começamos essas implementações pelas ferramentas operacionais, que sem dúvida tem mais aderência a determinados tipos de operação, por exemplo: células de manufatura, kanban para processos de manufatura discreta, MPT - Manutenção Produtiva Total, OEE (Overall Equipment Effectiveness) – Eficiência Global do Equipamento, para processos contínuos de produção, com alto investimento em ativos.

Mas, o que todos os negócios têm em comum? A Gestão. Ou seja, quando incluímos os conceitos de qualidade e produtividade na gestão de qualquer negócio, conseguimos inserir a competitividade diretamente no DNA das organizações.

Porém, quando começamos a trilhar por esse caminho, detectamos a primeira oportunidade: As organizações têm muita dificuldade em fazer gestão, em todos os níveis: estratégica, tática e operacional. As poucas que se atrevem a desenvolver seus “planejamentos estratégicos”, concentram seus esforços nas estratégias e param por aí.

Sendo que as estratégias acabam não tendo nenhuma conexão com o mundo real, ou seja, com o curto prazo da operação. Essas informações muitas vezes mal formatadas, vão parar nas mãos de gerentes sobrecarregados e despreparados que também acabam por engavetar seus planos em função dos incêndios do dia a dia. Ou seja a prioridade que se dá às estratégias é zero.

Principalmente por não termos claro o que fazer com elas. Ou seja, cada departamento irá se virar do seu jeito, para no final do ano começarmos tudo de novo, investindo cada vez menos tempo no planejamento e no controle do plano. Sem nenhuma sistematização. Portanto temos que começar pelo começo: definindo primeiramente o que é gestão e ajudando os executivos a praticarem no seu dia a dia em todos os níveis: estratégico, tático e operacional.

Aliás essa é outra grande dificuldade: muita gente pensa que quem deve fazer gestão são os diretores e gerentes, quando hoje em dia nos ambientes mais avançados, todos fazem gestão: do P ao P, do “Presidente ao Porteiro” da empresa”. O que difere é o horizonte e a abrangência de cada um de maneira sistemática. Sem disciplina não há gestão.

Diretores deveriam investir seu tempo na Gestão Estratégica, ou seja, rodar seu PDCA – Plan, Do, Check, Action anualmente. Gerentes mensalmente e supervisores e encarregados, diariamente. Sendo que esses planos deveriam ter uma forte conexão, chamada de desdobramento, iniciando-se com os objetivos estratégicos, para o ano seguinte, depois com a definição das estratégias que garantirão o atingimento desses objetivos, indicadores táticos a serem acompanhados mensalmente e operacionais, diária e as vezes a cada hora.

De preferência com todas as informações relevantes em quadros de Gestão à Vista que são monitorados sistematicamente em cada um desses níveis da organização. Gestão significa manter em nosso radar aquilo que é importante e relevante nas nossas organizações, em todos os níveis, estratégico, tático e operacional.

Esse modelo conhecido como Hoshin Kanri garante o foco e atenção necessários a tudo o que é importante para a Empresa, garantindo que as ferramentas mencionadas no início do artigo, sejam devidamente implementadas, mantidas e melhoradas continuamente, e mais do que isso, estas tais ferramentas garantam a melhoria do resultado das organizações.

Nosso desafio está muito além da implementação de ferramentas, mas é fazer com que a implementação gere resultados tangíveis e consistentes para nossas organizações, diga-se de passagem, qualquer tipo de organização.

A Gestão com Ênfase na Melhoria Contínua da Organização é muito mais que uma moda, mas um meio de garantir o aumento contínuo da competitividade, ou a luta constante pela sobrevivência, hoje e no futuro, em qualquer tipo de negócio.

* Sidney Rago é formado em Engenharia Mecânica pela FEI com MBA em Gestão Empresarial na FGV e extensão na Universidade da Califórnia - EUA e Gerente da Divisão Estratégias e Performance da IMAM Consultoria.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra