Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Gratidão é essencial para o encontro com a felicidade

Gratidão é essencial para o encontro com a felicidade

07/07/2015 Dominique Magalhães

A vida fica mais leve e os problemas menores quando os enxergamos como aprendizado.

Muitas pessoas ainda insistem em dar mais atenção ao sofrimento do que para a lição que ele traz.

A maioria de nós tende a ressaltar o que está faltando ou dando errado e não consegue perceber as coisas boas ao redor.

Os “reclamões” compulsivos costumam ter medo de ousar, isso porque acreditam que cada situação boa vai custar um preço alto, ou até mesmo trazer uma surpresa desagradável logo em seguida.

O ato de sempre focar no pior e esperar sempre um resultado negativo, reduz as expectativas a ponto de não restarem estímulos.

E, quem não tem objetivos que valham à pena, não consegue enxergar soluções ou acreditar no lado bom da vida.

Algumas atitudes positivas quando transformadas em hábitos, complementam nossa felicidade. Uma delas é sabermos agradecer.

A verdadeira gratidão se encontra nos momentos em que você aprecia as pequenas coisas, onde a cada dia se tem a oportunidade de aprender algo novo, buscar ser alguém melhor.

E também quando agradecemos por coisas simples e pessoas que, de alguma forma, nos ajudaram. Jamais devemos nos esquecer que algumas conquistas só foram possíveis porque outras pessoas estavam por trás delas, sejam amigos, familiares, professores ou até mesmo aquele estranho que cruzou por um instante nosso caminho.

Agradecer pode parecer um acontecimento banal, mas essa ação gera mudanças positivas em nossos relacionamentos e até na saúde. Este sentimento de plenitude nos leva a sentir emoções positivas, desfrutar de boas experiências, lidar com adversidades e fortalecer os laços de afeto.

Veja quantas vantagens encontramos em uma simples mudança de comportamento! Adotar a prática de agradecer e não enfatizar o lado ruim das coisas é o primeiro passo para uma vida plena.

Então o que você está esperando? Vamos lá, olhe a sua volta, sorria, reflita e agradeça por tudo o que conquistou até hoje, agradeça também pelas pessoas que lhe prestaram um favor e as pequenas maravilhas que o cercam. Faça este exercício e seu coração também vai lhe agradecer.

* Dominique Magalhães cursou Direito, Publicidade, concluiu pós-graduação em Portfolio na ESPM, e, atualmente, estuda Pedagogia.



Onde está a boa educação?

Outrora, o idoso, era respeitado no local de trabalho e na sociedade.


Saneamento básico no Brasil

A infraestrutura que não chega ao esgoto.


Em novos tempos deve-se ter novas práticas

Na Capital fala-se muito em Menos Brasília, Mais Brasil.


Espiritualidade e alegria junina

Junho traz festas de três santos católicos: Antônio, casamenteiro. São João, profeta precursor de Jesus e São Pedro, único apóstolo que caminhou sobre as águas.


Missão do avô

Na família os avós são conselheiros dos pais e dos netos.


A importância das relações governamentais e institucionais

As relações governamentais e institucionais têm sido um instrumento de alta relevância para qualquer organização no atual momento político brasileiro.


Namoro na adolescência: fato ou fake?

O início da adolescência coincide com o final do Ensino Fundamental, fase em que desabrocham as paixões e, com elas, o convite: “quer namorar comigo?”.


Autobiografias: revelações das experiências em família

A curiosidade de muitas pessoas sobre a (auto) biografia de personalidades tem se tornado cada vez mais crescente, nos últimos anos.


What a wonderful world

Louis Daniel Armstrong foi um cantor e instrumentista nascido na aurora do século 20, e foi considerado “a personificação do jazz”.


A violência doméstica

Em Portugal, desde o início do ano, apesar de se combater, por todos os meios, a violência na família, contam-se já mais de uma dezena de mulheres, assassinadas.


O desrespeito ao teto constitucional e o ativismo judicial

O ativismo do Executivo e do Judiciário está “apequenando” o Legislativo.


Indicadores e painéis urbanos aliados à administração pública

A cidade com fatos visualizados está remodelando a forma como os cidadãos e gestores vêm a conhecê-la e governá-la.