Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Hã?

Hã?

27/05/2007 Divulgação

Não resta dúvidas de que o sucesso de uma organização está diretamente ligado ao nível de conhecimento e entendimento, por parte das pessoas que a integram, em relação às metas de curto, médio e longo prazo.

Este sucesso também será maior à medida que as pessoas cada vez mais reconheçam que o atingimento dos objetivos da organização as levarão ao alcance de seus objetivos pessoais.

A questão é : Na organização que faço parte, existe este conhecimento e entendimento? Em que nível? Uma das formas de começar a responder a estas indagações é observar a freqüência de respostas "Hã?" no dia a dia da organização, nos seus diversos setores.

"O que você achou da divulgação do nosso produto na mídia? "Hã?" / Gostou de saber que assumimos a liderança de mercado? "Hã?" / Já conversou com nosso novo colega de trabalho? "Hã?" / A que conclusão você chegou após a reunião com a Gerência? "Hã?" / Já emitiu a sua opinião sobre a qualidade do nosso Plano de saúde? "Hã?" / Parabéns, a sua equipe foi a campeã de vendas este mês. "Hã?" / Que dia você começa a trabalhar no nosso setor? "Hã?" / Lamento, mas tenho que informá-lo que de amanhã em diante você não fará mais parte de nossa empresa. "Hã?""

Diariamente, nas mais diversas organizações, de vários segmentos, estes e outros comentários e perguntas são direcionados aos seus integrantes. Se o índice de "Hã?" é elevado, pode não ser um bom sinal. As pessoas podem não ter opinião formada. Podem estar desinformadas. Podem estar desinteressadas. Podem estar nas posições erradas, etc.

E se este for o diagnóstico? Qual será a causa? Será que a informação não circula de maneira eficaz? Será que a transparência não faz parte da cultura organizacional? Será que as pessoas não estão sendo treinadas? O que será?

Para terminar, deixo uma questão para que todos nós possamos refletir : Será que na organização que faço parte está ocorrendo algo semelhante?

É bom que a nossa resposta após esta reflexão não seja "Hã?".



Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos: