Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Hábitos saudáveis podem prevenir ataques cardíacos

Hábitos saudáveis podem prevenir ataques cardíacos

19/03/2018 Lucas Penchel

Como precaver diariamente doenças cardiovasculares?

Hábitos saudáveis podem prevenir ataques cardíacos

Em 2016, 17 milhões de pessoas foram vítimas de problemas coronarianos, como ataques cardíacos e derrames, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Na última terça-feira, dia 13, Bebeto de Freitas, diretor de administração e controle do Atlético Mineiro, passou mal e sofreu uma parada cardíaca.

O gestor do Galo faleceu, mesmo após receber atendimento da equipe médica do time. A morte repentina de Bebeto trouxe à tona uma discussão antiga: “como precaver diariamente doenças cardiovasculares?”.

Especialistas afirmam que a maioria das ocorrências decorrentes de problemas coronarianos, poderiam ser evitados com medidas simples adotadas no dia-a-dia, como adoção de uma alimentação saudável e a prática de atividade física.

Dieta com redução de sódio, açúcares e gordura animal, controle na ingestão de bebidas alcoólicas, exclusão de vício do cigarro já são passos extremamente importantes na busca por uma vida melhor.

Quando os maus hábitos alimentares se unem com o estresse do dia-a-dia e o sedentarismo, as chances de ter um problema cardíaco aumentam consideravelmente. Pessoas com circunferência abdominal muito alta (homem maior ou igual 102, mulher 88), índice de massa corporal (IMC) elevado, que não dormem bem ou pouco, irritadas, estressadas, fumantes e/ou que consomem produtos ricos em gordura hidrogenadas (trans) e saturadas têm que tomar maior cuidado, pois estão na zona de risco para sofrer com problemas coronarianos.

Como os males do coração costumam ser silenciosos, a possibilidade de descobrir o grau da enfermidade avançado é ainda maior. O check up geral, a avaliação laboratorial para investigar deficiência de vitaminas, minerais e hormônios fundamentais para a saúde humana e o acompanhamento com profissionais da nutrologia e nutrição são de fundamental importância.

Já que o melhor tratamento para uma doença é a precaução. Nós conseguimos a prevenção de qualquer comorbidade, inclusive a cardiológica, através dos hábitos saudáveis. Pois seguir apenas um plano alimentar não previne ou protege um indivíduo, mas a atividade física regularmente ou, pelo menos, 150 minutos por semana aliado ao que se ingere são o mínimo que as pessoas podem fazer para prevenir qualquer doença cardiovascular. Uma dieta com redução de açúcares e gordura animal auxilia no controle do colesterol.

O que ajuda na redução das possibilidades de problemas coronários, já que os males cardíacos estão diretamente relacionados ao colesterol. O principal alimento amigo do peito, segundo revela pesquisas, é o peixe. Por conta da sua alta carga de ômega 3 – ácido graxo que promove limpeza nas artérias – o alimento aumenta o HDL e reduz o LDL.

Quanto vale abdicar de alguns minutos do seu dia dedicados à alimentação com calma e inteligência? Quanto vale deixar de fazer atividade física por conta de trabalho ou outros compromissos? Quanto vale depositar sua sensação de prazer e bem-estar somente em bebida e comida? Vale tempo de vida. Por isso, a importância de cuidar do agora pensando sempre em como quer chegar no futuro.

* Lucas Penchel é médico nutrólogo e diretor da Clínica Penchel.

Fonte: Naves Coelho Assessoria e Marketing



Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes