Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Hábitos saudáveis podem prevenir ataques cardíacos

Hábitos saudáveis podem prevenir ataques cardíacos

19/03/2018 Lucas Penchel

Como precaver diariamente doenças cardiovasculares?

Hábitos saudáveis podem prevenir ataques cardíacos

Em 2016, 17 milhões de pessoas foram vítimas de problemas coronarianos, como ataques cardíacos e derrames, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Na última terça-feira, dia 13, Bebeto de Freitas, diretor de administração e controle do Atlético Mineiro, passou mal e sofreu uma parada cardíaca.

O gestor do Galo faleceu, mesmo após receber atendimento da equipe médica do time. A morte repentina de Bebeto trouxe à tona uma discussão antiga: “como precaver diariamente doenças cardiovasculares?”.

Especialistas afirmam que a maioria das ocorrências decorrentes de problemas coronarianos, poderiam ser evitados com medidas simples adotadas no dia-a-dia, como adoção de uma alimentação saudável e a prática de atividade física.

Dieta com redução de sódio, açúcares e gordura animal, controle na ingestão de bebidas alcoólicas, exclusão de vício do cigarro já são passos extremamente importantes na busca por uma vida melhor.

Quando os maus hábitos alimentares se unem com o estresse do dia-a-dia e o sedentarismo, as chances de ter um problema cardíaco aumentam consideravelmente. Pessoas com circunferência abdominal muito alta (homem maior ou igual 102, mulher 88), índice de massa corporal (IMC) elevado, que não dormem bem ou pouco, irritadas, estressadas, fumantes e/ou que consomem produtos ricos em gordura hidrogenadas (trans) e saturadas têm que tomar maior cuidado, pois estão na zona de risco para sofrer com problemas coronarianos.

Como os males do coração costumam ser silenciosos, a possibilidade de descobrir o grau da enfermidade avançado é ainda maior. O check up geral, a avaliação laboratorial para investigar deficiência de vitaminas, minerais e hormônios fundamentais para a saúde humana e o acompanhamento com profissionais da nutrologia e nutrição são de fundamental importância.

Já que o melhor tratamento para uma doença é a precaução. Nós conseguimos a prevenção de qualquer comorbidade, inclusive a cardiológica, através dos hábitos saudáveis. Pois seguir apenas um plano alimentar não previne ou protege um indivíduo, mas a atividade física regularmente ou, pelo menos, 150 minutos por semana aliado ao que se ingere são o mínimo que as pessoas podem fazer para prevenir qualquer doença cardiovascular. Uma dieta com redução de açúcares e gordura animal auxilia no controle do colesterol.

O que ajuda na redução das possibilidades de problemas coronários, já que os males cardíacos estão diretamente relacionados ao colesterol. O principal alimento amigo do peito, segundo revela pesquisas, é o peixe. Por conta da sua alta carga de ômega 3 – ácido graxo que promove limpeza nas artérias – o alimento aumenta o HDL e reduz o LDL.

Quanto vale abdicar de alguns minutos do seu dia dedicados à alimentação com calma e inteligência? Quanto vale deixar de fazer atividade física por conta de trabalho ou outros compromissos? Quanto vale depositar sua sensação de prazer e bem-estar somente em bebida e comida? Vale tempo de vida. Por isso, a importância de cuidar do agora pensando sempre em como quer chegar no futuro.

* Lucas Penchel é médico nutrólogo e diretor da Clínica Penchel.

Fonte: Naves Coelho Assessoria e Marketing



Já dá pra fazer o próximo planejamento tributário?

O exercício financeiro das empresas no Brasil coincide com o próprio calendário, de forma que já sabemos que ele começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro do ano vigente.


Advento: espera do Senhor que vem

A Igreja Católica se prepara para um tempo muito importante em sua liturgia: o Tempo do Advento, que é próprio do Ocidente e foi constituído em vista da celebração do Natal.


Repentinas reações da natureza

2023 está na reta final. O ano começou com ares amenos, mas logo foram surgindo acontecimentos marcantes.


Habilidades para diminuir a sobrecarga de informações

O excesso de informações pode ser esmagador e levar à confusão mental. Temos à disposição muitos caminhos a seguir e pouca direção sobre para onde devemos ir.


No papel cabe tudo, mas e no coração?

Há 75 anos, em Paris, era assinada a Declaração de Direitos Humanos pelas maiores potências do mundo – também pelas menores e as, então, consideradas irrelevantes.


E sua ideia, deu match?

A transformação de ideias abstratas em formas tangíveis é uma etapa essencial no processo criativo.


Meta skills

O novo caminho para prosperidade e sucesso de colaboradores e empresas.


Lugar de agente ou servidor público não é na política

No Parlamento nacional existem muitos profissionais da administração pública direta e indireta que estão exercendo mandatos políticos, quando deveriam estar prestando serviço nas instituições para as quais fizeram concurso público.


Desigualdade social

Um país realmente desenvolvido só o é se o problema social estiver solucionado, ou se a desigualdade for desprezível.


Argentina fechará 12 ministérios

Circula pelas redes sociais, vídeo onde Javier Milei, presidente eleito da Argentina anuncia a eliminação de 12 ministérios e a manutenção de apenas 8.


Vale a pena apostar na filantropia!

Se você deparasse com a chance de entrar em um fundo de investimentos com retorno financeiro de 979%, encararia a oportunidade?


O desafio mental dos médicos

A intensa rotina enfrentada pelos médicos emerge como uma preocupação crescente, com implicações sérias para a saúde mental da classe.