Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Importância de um bom planejamento em EAD.

Importância de um bom planejamento em EAD.

28/04/2011 Marizete Furbino

"O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho." (Peter Drucker)

Dentro de uma modalidade de ensino somente presencial que prevaleceu por muitos e muitos anos, a EAD - Ensino de Educação a Distância vem revolucionar e redesenhar uma nova forma de aprender e de ensinar, pois neste ensino o aluno, além de ser o próprio ator do processo ensino-aprendizagem, será o gestor de seu estudo. É ele quem irá gerenciar todo o seu estudo; assim, torna-se de fundamental importância pensar e repensar neste assunto ao realizar o seu planejamento.

Pensar no planejamento significa pensar, repensar e reavaliar os recursos humanos e não-humanos envolvidos em todo o processo, bem como repensar todo o processo ensino-aprendizagem de forma séria, avaliando toda a proposta pedagógica e igualmente a atuação dos tutores envolvidos no processo. Faz parte ainda da proposta, toda fundamentação teórica e materiais didáticos existentes em cada curso, objetivos, a metodologia usada, os custos envolvidos, redirecionando todo o processo de ensino, verificando a questão da acessibilidade, dos recursos tecnológicos existentes, procurando incluir todos os recursos tecnológicos da Web, além de repensar e reavaliar todo o processo de avaliação do educando e do próprio curso.

Ciente da importância do papel do tutor torna-se de vital importância conhecer e avaliar não somente o perfil dos educandos, mas conhecer e avaliar de forma sistêmica os profissionais que irão atuar, uma vez que é de suma importância que estes esbanjem competência para intermediar todo o processo de ensino-aprendizagem, pois eles serão os pilares de todo o processo. Ainda, deverão ser capazes de interagir com os educandos, conduzindo-os à motivação e os levando de fato a buscarem mais e mais conhecimentos, sendo verdadeiros parceiros, somando forças, habilidades, conhecimentos e talentos, enfim, sendo capazes de obter mais do que o sucesso esperado.

A partir das considerações apresentadas é preciso conscientizar que, para se alcançar êxito em qualquer ação tanto na vida pessoal quanto na vida profissional e organizacional, é de extrema importância planejar. O planejamento é que irá nortear todo o processo ensino-aprendizagem, uma vez que, a partir dos objetivos e metas que se deseja alcançar, irá prever ações, dando rumo em como caminhar, traçando estratégias a serem adotadas e qual o verdadeiro caminho a seguir, trabalhando os conteúdos de forma cuidadosa, selecionando metodologias pertinentes e mais adequadas a cada conteúdo estudado, garantindo dessa forma maior probabilidade de acerto e de alcançar eficiência e eficácia no que se propõe a fazer.

Outrossim, cabe ressaltar que, além de planejar, deve-se ter o cuidado de desenvolver as atividades em conformidade com o planejado, revendo e monitorando todas as ações de forma sistêmica e contínua, não se esquecendo de avaliar, reavaliar, repensar e realizar possíveis correções  que se fizerem necessárias durante  todo o processo, desenvolvendo ações em tempo hábil para que se consiga alcançar resultados além do esperado.

Observa-se, portanto, que é necessário repensar todo o processo ensino-aprendizagem com uma visão mais ampliada, tendo a capacidade de enxergar, detectar e transformar os pontos fracos existentes em fortes, bem como toda ameaça que porventura surgir, em oportunidade. Nessa vertente, além de alcançar excelente resultado, procure disseminar que esta prática de ensino pode ser uma ferramenta de extremo valor se desenvolvida com muito cuidado e seriedade nas ações, responsabilidade, envolvimento e comprometimento.

Ante o exposto, é de suma importância que haja durante todo o processo uma interação, integração e inter-relação entre educandos, e tutores. É dessa forma que o processo ensino-aprendizagem terá uma proposta pedagógica contextualizada, proposta esta que leve em consideração a realidade dos educandos e que norteará todo o processo, servindo de “bússola” no que tange à elaboração do planejamento.

Vislumbre-se, pois, que a EAD corrobore não somente para a construção de um processo ensino-aprendizagem com qualidade, mas, corrobore para formar grandes profissionais, profissionais estes que façam a diferença, não sendo apenas mais alguns no mercado. Devem também eles ser capazes de pensar, repensar, desnudar e transformar a realidade em que vivem, sobressaindo, desenvolvendo e crescendo através do curso que fizeram.

Em razão disso, o papel do tutor no ensino de educação à distância, além de mediador, apoiador e facilitador do processo ensino-aprendizagem, deverá ser o de um exímio incentivador, assegurando dessa forma a participação de todos os envolvidos e assim, além de eliminar riscos de evasão, contribuirá para que todo o processo seja realizado de forma prazerosa, o que conduzirá a um maior comprometimento de todos, tanto do tutor quanto do educando.

Em conclusão, o ensino de educação à distância “descortina” o acesso ao conhecimento, permitindo a todas as pessoas que, por algum motivo, não podem freqüentar a escola tradicional e possuem o desejo de desenvolver e de crescer profissionalmente, realizando o seu sonho de estudar e/ou de continuar os estudos, enriquecendo seus conhecimentos e  galgando um espaço melhor no mercado, conseguindo enfrentar obstáculos e desafios e a permanecer por um período de tempo maior neste mercado de acirrada competitividade, através da qualidade do ensino adquirido.

* Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitária no Vale do Aço/MG - e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br



Habilidades socioemocionais podem ser aprendidas

Desde o início da infância, as pessoas aprendem um conjunto de comportamentos que são utilizados nas diferentes interações sociais.


Entenda porque amor é diferente de paixão

Você sabe diferenciar o amor da paixão?


A finalidade e controle das ONGs

O mais adequado não é combatê-las, mas manter sob controle as suas ações como forma de evitar desvio de finalidade, corrupção e outras distorções.


A reforma da máquina pública

A aprovação da reforma da Previdência, pela Câmara dos Deputados, é um avanço do governo.


Os desafios da maternidade e do mercado de trabalho

Ter filhos não é fator de impedimento para uma mulher trabalhar.


Todos querem ser ricos…

Mais vale pobreza, com paz e consciência limpa, que riqueza, sem sossego, alma escurecida, e pesados de remorsos.


A importância de empoderar nossas meninas

Fatores culturais de valorização do masculino, enraizados desde sempre na nossa sociedade, afetam a autoestima e a confiança feminina.


Advogados e Cursos jurídicos

Onze de Agosto é o Dia da Fundação dos Cursos de Direito e é também o Dia do Advogado.


Empresas e paternidade: uma mudança a ser nutrida

Daqui a cinco ou dez anos, nem você nem ninguém se lembrará com precisão da tarefa que está fazendo no trabalho neste minuto.


Ética de advogados e juízes

A advocacia e a magistratura têm códigos de ética diferentes.


Quem se beneficia da coisa pública é corrupto

Coisa pública não pode ser confundida com coisa privada.


Pai é quem ama e cuida

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, pai não é somente quem nos gerou.