Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Importância de valorizar a água potável

Importância de valorizar a água potável

25/10/2012 Sibylle Muller

Para boa parte da população só resta o pesadelo de conviver com a intermitência de água, para outros, é a oportunidade de reinventar soluções para poupar os recursos que ainda estão disponíveis.

Segundo a ONU, quando a capacidade hídrica é inferior a 1.500m³ habitante/ano já devemos entrar em estado de alerta. O que fazer então, com as bacias que compõem Piracicaba-Capivari-Jundiaí (PCJ) em São Paulo? Nelas, a disponibilidade hídrica é de 400m³/habitante/ano.

Dados como este e o crescimento populacional desenfreado de determinadas regiões, praticamente obrigaram as empresas a tomarem decisões rápidas. Um passo importante para a manutenção dos recursos hídricos brasileiros aconteceu em Niterói, no Rio de Janeiro, e o que era uma boa prática se tornou lei.

Os edifícios construídos com mais de 500m² com consumo igual ou superior a 20m³ de água por dia, terão que ter projetos de sistemas de aproveitamento da água proveniente dos chuveiros, banheiras, tanques, máquinas de lavar e lavatórios de banheiros - conhecida como águas cinzas.

De acordo com dados do Cirra (Centro Internacional de Referência em Reúso de Água), em um prédio é possível economizar pelo menos 40% de água potável e poupar 30% na conta de água com a reutilização de água. Se as pessoas utilizarem a água reciclada para lavar garagem, quintal, veículos e irrigar áreas verdes, a economia pode chegar até 70%. Mas o velho ditado que "a união faz a força" é mais do que apropriado para os tempos que vivemos.

Não podemos mais esperar para tomarmos uma atitude. Todos sabem o quanto é importante economizar, mas, além disso, precisamos buscar soluções sustentáveis para o planeta e valorizar cada vez mais, as empresas que colocam em prática estas ações. Pesquise, conheça e divulgue os empresários que já tomaram consciência que boas práticas devem ser implementadas o quanto antes.

Empresas que aproveitam a água da chuva para fins não potáveis, como rega de jardins e canteiros; descarga de vasos sanitários; lavagem e limpeza geral; reposição de sistemas de ar-condicionado, lavagem de veículos, entre outras merecem o nosso aplauso e reconhecimento.

Sibylle Muller é Especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais pelo Programa de Educação Continuada (PECE) da Universidade de São Paulo.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves