Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Inovação é palavra de ordem em empresas competitivas

Inovação é palavra de ordem em empresas competitivas

19/10/2013 Enio Feijó

Não é novidade que, para ocupar um lugar de destaque no mercado, é importante ser competitivo. Isto significa: ter preço, qualidade e produtividade.

A maioria das empresas vem agindo em cada uma dessas frentes há um bom tempo. Mas, diante dos novos desafios que se agigantam em nível global, a palavra de ordem agora é INOVAÇÃO. Se inovar faz parte do velho mandamento de determinados segmentos da economia, como o de tecnologia, por exemplo, agora atinge um novo patamar. É preciso inovar produtos, serviços, processos de produção, de logística e até mesmo métodos de gestão.

Ou seja, tudo o que se faz na empresa, sempre com foco nas necessidades dos clientes e nos processos de valor do negócio (core business processes). Existem dois tipos de inovação: radical e incremental. O primeiro trata do desenvolvimento de produtos, serviços ou processos que levam a mudanças significativas das práticas existentes. Geralmente, modifica o modelo de negócios vigente. O segundo tipo diz respeito a melhorias contínuas em produtos ou processos.

Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios e não chegam a modificar de forma expressiva como o produto é consumido. Está claro que inovações radicais se impõem sobre inovações incrementais, mas é preciso dar valor a ambas – já que, enquanto as radicais causam grande impacto, as incrementais são mais rápidas e ocorrem em maior volume, promovendo pequenas mudanças e ajustes em produtos e processos.

Nos dois casos, entretanto, é importante chamar atenção para cinco cuidados que devem ser tomados ao iniciar um programa de inovação: Garantir que executivos e principais líderes estejam articulados com o programa; Identificar produtos e processos-chave para o negócio; Desenvolver estratégia de implantação e objetivos de longo prazo para a iniciativa. De preferência, a estratégia e os objetivos devem ser desenvolvidos por um colegiado de alto nível da organização; Comunicar exaustivamente a iniciativa para ‘toda’ a organização; Contar com uma estrutura mínima para suportar a iniciativa.

Para que o processo de inovação não se transforme em um programa de sugestões que sobrecarregue a organização – sem levar exatamente a resultados palpáveis –, é importante que seja conduzido por equipes multifuncionais, focadas nos objetivos principais. O primeiro passo é mapear os principais processos do negócio (core business processes), medindo o rendimento (output) para conhecer sua eficiência. Sem isso, é impossível classificar e quantificar as melhorias provenientes das inovações.

Outro passo importante é garantir a estabilidade dos processos, levando em consideração que a forma como são executadas as atividades deve ser padronizada – caso contrário, os dados ou informações obtidas desses processos não serão bem aproveitados em novas inciativas, exigindo retrabalho. Com relação à cultura organizacional, antes de dar o chute inicial no programa é fundamental garantir que a empresa tenha uma cultura interna que valoriza a criatividade e novas ideias.

Cabe aos gestores checar se a organização estimula a comunicação e a troca de conhecimento. Como o desenvolvimento de inovações costuma ocorrer por meio de projetos, é importante garantir subsídios para uma boa gestão – já que a principal função dos projetos é organizar atividades que vão transformar ideias de inovação em realidade. Ter total domínio de técnicas de gestão de projetos, portanto, é ponto fundamental para qualquer processo de mudança. Por fim, é necessário que se estabeleçam formas para mensurar o impacto da inovação na empresa.

Os gestores devem estar aptos a estabelecer os indicadores-chave de desempenho para iniciativas dentro da empresa, influenciando preço, qualidade, produtividade e competitividade.

*Enio Feijó é consultor e especialista em Melhoria Contínua, instrutor do Six Sigma Academy & Company (USA), professor de Gestão da Qualidade do CEA (Centro de Estudos Automotivos), da FEI e FGV.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado