Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Inovação no e-commerce

Inovação no e-commerce

24/11/2018 Patrícia Cotti

A chave para a sobrevivência de um varejista.

Com as mudanças de comportamento de consumo, se destacam a alternância entre pontos físicos e digitais para a compra, o aumento da conectividade, a falta de tempo e a supervalorização da conveniência. O e-commerce, conhecido por ser em parte um dos grandes direcionadores desse novo comportamento, teve que se reinventar.

O fácil acesso da informação, trazido pela internet e suas inúmeras formas de busca, transformou o mercado digital em um mercado puramente price taker, em que o consumidor dita o preço e as empresas são “obrigadas” a cumpri-lo. Isso porque, com a facilidade de comparação e a pouca diversidade das características técnicas do produto, o consumidor opta por uma racionalização de compra voltada para o valor mais baixo. Nesse ponto é preciso se reinventar, sob pena de uma guerra de preços sem fim.

O conceito de inovação nos modelos de negócios, trazido pela palestra “Inovação no E-commerce: A chave para a sobrevivência de um varejista” traz à tona este debate. A apresentação mostrou duas duas empresas que carregam em seu DNA modelos de negócios que tem se mostrado como tendência mundial: a Rocksbox Jewelry e a Boxed Wholesale.

A Rocksbox Jewelry se apresenta como um serviço de assinatura de joias, que movimentou o mercado americano desde o seu surgimento. Com milhares de adesões em um curto espaço de tempo, o cliente contrata por meio de um pagamento mensal, de U$19,00, e efetua a locação de 3 peças, definidas de acordo com seu estilo pessoal e a tendência de moda vigente.

A troca dessa cesta de produtos pode ser efetuada de acordo com sua conveniência, não havendo período mínimo ou máximo de utilização das mercadorias, somente o limite das 3 peças. Quando o cliente estiver pronto para atualizar seu conjunto, basta colocar sua caixa de volta no correio. O tema de serviços de assinatura já é, há muito, debatido nos fóruns de varejo americanos e europeus, com influências também no mercado nacional, embora em menor escala.

A Boxed Wholesale, por sua vez, traz como inovação a compra por refil. Fundada em 2013 por um grupo de empreendedores americanos, a empresa desenvolve sua estratégia com base em uma ideia simples: fazer as compras de uso contínuo e, com base na reposição, de forma conveniente e divertida, permitindo que o cliente tenha tempo livre para que possa aproveitar as coisas de que mais gosta.

O modelo tem tido muito sucesso, e em apenas 3 anos a empresa foi destaque em uma série de veículos de negócios, tendo recebido prêmios de atuação pelo seu modo divertido de encarar essa rotina de reposição.

Ambas as empresas inovam em seu modelo de negócios e na comunicação com o cliente, com o uso do e-commerce como plataforma para o alcance de seu sucesso de uma maneira não transacional e continuada.

* Patricia Cotti é Diretora Executiva do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo.

Fonte: Dezoito Comunicação



Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.


A governança de riscos e gestão em fintechs

Em complemento às soluções e instituições financeiras já existentes, o mercado de crédito ficou muito mais democrático com a expansão das fintechs.


6 passos para evitar e mitigar os danos de ataques cibernéticos à sua empresa

Ao longo de 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões (sim, bilhões) de tentativas de ataques digitais, o que corresponde a um aumento de 950% em relação a 2020, segundo um levantamento da Fortinet.


Investimentos registram captação de R$ 46 bi no primeiro trimestre

O segmento de fundos de investimentos fechou o primeiro trimestre de 2022 com absorção líquida de R$ 46,1 bilhões, movimentação de 56,9% menor do que o observado no mesmo período de 2021.


Não são apenas números

Vinte e duas redações receberam nota mil, 95.788, nota zero, e a média geral de 634,16.


Formas mais livres de amar

A busca de afeição, o preenchimento da carência que nos corrói as emoções, nos lança a uma procura incessante de aproximação com outra pessoa: ânsia esperançosa de completude; algum\a outro\a me vai fazer feliz.


Dia da Educação: transformação das pessoas, do mercado e da sociedade

A Educação do século 21 precisa, cada vez mais, conciliar as competências técnicas e comportamentais.


Uma carta à Elon Musk

O homem mais rico do mundo, Elon Musk, acaba de chegar a um acordo para adquirir uma das redes sociais mais importantes do mundo, o Twitter, por US$ 44 bilhões.


Liberdade de expressão: lembrança do passado recente

Na manhã do dia 19 de agosto de 1968, tropas da polícia e do Exército invadiram a Universidade de Brasília, agredindo violentamente vários estudantes dentro das salas de aula.


Mitos sobre a recuperação judicial

Criou-se uma verdadeira quimera quando o tema é recuperação judicial e o objetivo deste artigo é desmistificar alguns dos mitos sobre esse instituto.