Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Instituições fortes, País forte!

Instituições fortes, País forte!

07/05/2012 Pedro Melo

A atração de investimentos internacionais produtivos está inserida entre os fatores de base para que um país atinja e consolide seu crescimento de modo sustentado.

No entanto, diferentemente do capital especulativo, que geralmente busca condições instantâneas que garantam o lucro no curto ou médio prazo, os aportes na implantação ou ampliação de negócios somente são de fato efetivados quando uma série de condições mínimas é garantida, já que o retorno é esperado em longos períodos.

O investidor produtivo tem de observar, portanto, não apenas o momento atual que vive um país, mas precisa traçar perspectivas e expectativas ao longo de anos, sempre considerando todos os fatores que envolvem o empreendimento e que permitirão o almejado retorno financeiro. Nesse sentido, elementos como a estabilidade política e econômica, a existência de um marco legal e regulatório bem estruturado e a confiabilidade demonstrada pelas instituições nacionais são decisivos para indicar a estabilidade esperada para os que os ganhos projetados viabilizem-se.

Nesse contexto, é com grande satisfação que observamos que nossas instituições têm se fortalecido sistematicamente, sempre na direção dos padrões de exigência impostos pelos players e autoridades do mercado global. Dois exemplos dessa tendência acabam de ser dados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O primeiro refere-se à decisão que garantiu ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a prerrogativa de realizar investigações destinadas a punir deslizes de magistrados de todo o País, independentemente da atuação das corregedorias dedicadas ao Tribunal de Justiça de cada Estado. Esta importante instituição continua somando-se às demais instâncias dedicadas a apurar irregularidades praticadas por integrantes do Judiciário.

O segundo diz respeito à validade, já nas eleições municipais deste ano, da chamada Lei da Ficha Limpa, destinada a impedir a candidatura a cargos eletivos de pessoas condenadas por decisão colegiada em razão de uma série de ilícitos, como crimes contra a administração pública e o sistema financeiro; irregularidades eleitorais; abuso de autoridade; lavagem de dinheiro; tráfico de drogas; tortura; racismo; trabalho escravo; e formação de quadrilha.

Ambas as notícias tiveram grande repercussão e provocaram reações, geralmente positivas, entre instituições, organizações, autoridades e também no mercado local e internacional. Por nossa atuação global, o contato direto e constante com especialistas da rede de firmas-membro da KPMG e também pelo atendimento a agentes e empresas de todo o mundo que fazem ou querem fazer negócios com o Brasil, percebemos que notícias como essas têm reforçado a percepção positiva sobre o País e suas instituições.

Devemos lembrar que há, nesse sentido, outras contribuições dos poderes Executivo e Legislativo nas esferas federal, estaduais e municipais. Tudo somado, o Brasil tem conseguido galgar um novo patamar de exposição no cenário internacional. Por exemplo, em 2011, o país atraiu mais de US$ 66 bilhões em investimentos diretos. E quanto mais nossas instituições reforçarem suas bases, certamente melhores serão as captações produtivas vindas do exterior, o que contribui para a consolidação de nosso crescimento sustentado.

*Pedro Melo é presidente da KPMG no Brasil.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes