Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Inventário e excesso de normas tributárias

Inventário e excesso de normas tributárias

19/03/2010 Rodrigo Moreno Paz Barreto

Devido à burocracia e ao número excessivo de normas, o Imposto sobre a Transmissão “Causa Mortis” e Doação de quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD) pode trazer dúvidas quanto à sua aplicação, podendo se tornar num verdadeiro entrave para o desfecho definitivo do inventário ou arrolamento. É certo que esses conflitos entre contribuintes e o Fisco, além do excesso de normas, também são oriundos da arbitrariedade do poder público, especificamente da administração tributária.

A Constituição Federal, em sua soberania, confere aos Estados e ao Distrito Federal a competência para instituir o ITCMD (conforme artigo 155), restando a estes a responsabilidade pela instituição das normas afetas a referido imposto.

O artigo 1.031 do Código de Processo Civil (CPC) estabelece que a quitação de todos os tributos relativos aos bens do espólio e às suas rendas deverá ser comprovada, sendo que o parágrafo 2º desse artigo determina, como regra, que os tributos devidos devem ser pagos antes da expedição do formal de partilha. Em todo esse procedimento, deve ser observado o disposto nos artigos 1.032 a 1.035 do CPC.

Embora muitos utilizem esse dispositivo como fundamentação para negar a expedição de alvará ou mesmo do formal de partilha, tal argumento não procede. A exigência prevista no artigo 1.031 do Código de Processo Civil deve ser feita pelo juiz, no curso do processo, e diz respeito aos bens do espólio, ou seja, não pode a Fazenda do Estado interferir no regular andamento do processo, haja vista a legislação estabelecer que qualquer discordância deverá ser discutida em procedimento próprio e adequado, diverso do arrolamento ou inventário. Ademais, o ITCMD é imposto que incide sobre a herança e não sobre o espólio.

Além de não ser o processo de inventário o meio adequado para o Fisco manifestar sua discordância com os cálculos apresentados ou requisitar a apresentação de determinados documentos, qualquer ato da Fazenda Pública contrário às declarações e pagamentos apresentados pelo inventariante constituirá um verdadeiro entrave ao regular andamento do feito, pelo fato dessas discussões administrativas serem estranhas ao processo.

Esse vem sendo o entendimento do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tendo em vista que a Fazenda do Estado tem meios próprios para a cobrança de eventuais diferenças entre lançamentos e pagamentos. Nas relações entre Fazenda Pública e herdeiros, não podem ser esquecidas as disposições gerais previstas no Código Tributário Nacional (CTN), que prevê meios dessa lide não prejudicar o andamento do processo de inventário.

O Fisco Estadual deverá se valer do lançamento para constituir o crédito tributário, onde deverá apontar a ocorrência do fato gerador, discriminar o valor do tributo devido, identificar o sujeito passivo e aplicar a penalidade cabível. Portanto, o expediente correto a ser utilizado pela Administração Pública é o lançamento, oferecendo ao sujeito passivo a possibilidade de se defender, em homenagem às garantias constitucionais do devido processo legal.

 Urge esclarecer que o espólio não é sujeito passivo da obrigação tributária, razão pela qual não poderá o Fisco insurgir-se nos autos do inventário ou arrolamento, sob pena de incorrer em flagrante ilegitimidade passiva.

Após o seu término, mantida a exação, e respeitada a estrita via administrativa, a cobrança deverá prosseguir com a devida inscrição em dívida ativa e posterior ajuizamento de execução fiscal, meio adequado para satisfação do crédito tributário.

No Estado de São Paulo, com a apresentação da declaração do ITCMD, o demonstrativo de cálculo é gerado individualmente para cada herdeiro, ou seja, a própria Fazenda do Estado gera as guias para o recolhimento do tributo individualmente. É um procedimento totalmente correto, eis que os herdeiros são responsáveis tributários pelas suas respectivas partes.

Na existência de mais de um herdeiro, quando um destes deixar de recolher o imposto causa mortis, tornando-se assim inadimplente junto à Fazenda do Estado, mais uma vez surgirá um enorme obstáculo para o regular prosseguimento do inventário ou arrolamento.

O Fisco não poderá reclamar tal obrigação no processo de inventário, pelos motivos acima abordados, e da mesma maneira não poderá ficar o processo parado até que seja regularizada a situação fiscal do herdeiro inadimplente.

Nesse caso, havendo montante em dinheiro para esse herdeiro inadimplente receber de herança, é prudente que também se faça o depósito ou a reserva desse dinheiro em favor da Fazenda do Estado, o que também não trará prejuízo algum às partes. Caso não seja possível garantir o futuro recolhimento do tributo, a Fazenda deverá ingressar com a medida cabível em procedimento próprio adverso do inventário para cobrar o seu crédito tributário.

No que diz respeito às obrigações acessórias do imposto causa mortis, uma vez cumprida a obrigação principal - qual seja, o pagamento integral do tributo - tal feito não poderá interferir no andamento do processo de inventário.

O processo de inventário não pode sofrer qualquer interferência em função dos conflitos existentes entre herdeiros e a Fazenda do Estado. O bom senso deve prevalecer e todos os envolvidos na relação jurídica devem buscar a melhor solução legal.

* Rodrigo Moreno Paz Barreto é advogado tributarista do escritório Valentim, Braga e Balaban Advogados – [email protected]



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli