Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Investir para poupar: a importância de planejar o custo

Investir para poupar: a importância de planejar o custo

31/10/2016 Carlos Valle

Hoje, existem no mercado soluções tecnológicas de otimização do processo logístico.

Compor os custos logísticos de uma operação de forma que ele seja o menor possível é um dos pontos cruciais para o sucesso financeiro de um negócio, seja uma indústria ou o próprio operador logístico.

A questão é que, na rotina de uma empresa, nem sempre há tempo ou mão de obra disponíveis para calcular todas as variáveis que compõe essa despesa, como depreciação da frota, salários, manutenção, combustíveis, pneus, lubrificantes, dentre outros.

A equação fica ainda mais complicada se considerarmos que outros fatores muito importantes podem reduzir o preço a ser pago na ponta. Entram aqui, por exemplo, a localização do centro de distribuição de onde sairá a mercadoria (cada estado tem uma obrigação fiscal a ser cumprida); a composição da carga de um mesmo veículo (que impacta diretamente no valor do seguro da mesma); e a rota a ser percorrida (de forma a economizar em tempo, combustível, pedágios e etc).

Hoje, existem no mercado soluções tecnológicas de otimização do processo logístico que, integradas ao software de gestão, conseguem ler os pedidos faturados por uma empresa e já sugerir como a mercadoria deve ser distribuída.

São ferramentas que leem as cargas que precisam ser entregues e fazem sugestões de rota, de tipo de veículo a ser utilizado, em que ordem carregá-lo e ainda indica peso, cubagem e valor da carga final. A sofisticação das análises indicam até se é mais rentável usar veículo próprio ou contratar um fornecedor, dependendo do negócio que está sendo atendido, do tipo e quantidade de carga.

Isso é possível por meio de simulações matemáticas de cenários e variáveis que a tecnologia faz, considerando sempre o menor custo na ponta. Vou dar um exemplo: sem uma solução como essa, o operador pode fazer o transporte de uma carga de R$ 2 milhões em um único veículo – e pagar o preço do seguro pelo alto valor transportado.

Com o uso de ferramentas, esse mesmo operador pode enxergar que, no caso dessa carga, vale mais a pena carregar dois veículos – ele paga duas vezes o custo de frota, mas elimina a necessidade de escolta e reduz sensivelmente o gasto com seguro.

Esse tipo de tecnologia está à disposição de toda a cadeia logística, incluindo indústria e transportador de varejo. Além do trabalho prévio à entrega, é possível, ainda, fazer o rastreamento e monitorar toda a mercadoria até o ponto de entrega.

Outros ganhos observados são a otimização da disponibilidade de docas, já que o carregamento é facilitado, e a gestão de malhas viárias. Em um momento econômico como o que vivemos, investir em uma ferramenta que economiza, comprovadamente, de 5% a 15% do custo logístico é uma boa opção.

Especialmente se considerarmos que o ganho é recorrente. Em empresas em que a conta de frete é expressiva, reduzi-la equaliza o orçamento e traz eficiência.

*Carlos Valle é diretor do segmento de Logística da TOTVS.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves