Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Juízes na mira

Juízes na mira

28/10/2011 Marcos Espínola

Durante décadas os homens da capa preta mantiveram a posição de intocáveis. Uma espécie de Deuses, aptos a baterem o martelo. Ser juiz era e ainda é sinônimo de respeito, status e poder.

Mas, ao longo do tempo, assim como a sociedade, isso vem mudando e hoje aqueles até então inatingíveis se vêem na mira de uma sociedade descrente e muito mais crítica. Além de casos escandalosos, como o do “juiz Lalau”, condenado por desviar milhões dos cofres públicos, a própria tecnologia, internet e imprensa facilitaram o acesso a informações, colocando os juízes de todo o país mais expostos e dando ao cidadão maior possibilidade de acompanhar os seus atos. Ano passado, por exemplo, a juíza Maria Clarice de Andrade, do Pará, foi punida por ter determinado, em 2007, a prisão de uma adolescente de 15 anos junto com 26 homens, causando indignação.

Mas a repugnância se mantém quanto à punição: aposentadoria compulsória, com direito a manter o rendimento proporcional ao tempo de serviço. Como ela, inúmeros magistrados mesmo culpados por crimes são agraciados com aposentadorias vitalícias que ultrapassam os R$ 20 mil por mês. Um privilégio que não deveria existir. Associação dos Magistrados Brasileiros e o Conselho Nacional de Justiça travam uma queda de braço, pois a AMB quer tirar o poder do Conselho em punir juízes por má conduta. Hoje, não dá mais para manter quem quer que seja numa posição acima do bem e do mal, pelo contrário, é preciso acabar com o foro privilegiado. Só assim aproximaremos o povo da justiça, tendo tratamento igual para todos. Mas para isso é preciso urgente uma reforma política e no arcaico judiciário brasileiro.

Marcos Espínola* é advogado criminalista.



Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins