Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Lembranças e esquecimento

Lembranças e esquecimento

29/06/2017 Adilson Roberto Gonçalves

Algumas notícias merecem uma maior reflexão ali contida.

Excertos de cartas preteridas por outros veículos de comunicação refletem o que se pretendeu opinar, discutir e comentar. No âmbito cultural e em relação à política internacional, algumas notícias merecem uma maior reflexão ali contida.

Morei na Alemanha em período posterior à reunificação e vivenciei a duplicidade de respeito e crítica a Helmut Kohl – falecido agora –, mesmo dentre seus oponentes que diziam que haviam comprado o país vizinho – a Alemanha Oriental. No meio universitário, a tendência era o voto nos social-democratas, mas admirava-se, mesmo assim, a condução serena e até segura que o chanceler fazia.

Ele ganhou um timão de madeira simbólico por isso. Um comportamento difícil de imaginar em nosso país com tanta polarização. Modernidade e liberdade conviverão ou se conflagrarão dentro da inexorabilidade de nossa existência e do desenvolvimento.

O editorial da Folha de S. Paulo de 15/6 (O preço do esquecimento) toma a precaução de trazer os limites da história pessoal para o debate, sem tomar partido, além da decisão jornalística ali expressa.

E dialoga com os vinte anos das primeiras imagens digitais feitas por celulares, lembrada na crônica de Roberto Dias na mesma edição (Há 20 anos, a foto que compartilhou uma revolução), símbolo da exposição individual. Ainda há espaço para reflexões sérias e balizadas sobre nós mesmos, ainda que a estrutura política e governamental desmorone.

Nesse sentido, corajosa é a publicação de “Olga Benario Prestes – uma comunista nos arquivos da Gestapo” por sua filha Anita Leocádia. Em tempos incertos, nos quais o boato vale até mais que o fato, é importante a análise do arquivo nazista, ainda que provavelmente incompleto.

Pelo volume de documentos, era esperada uma obra de maior fôlego, como a própria autora afirmara antes, mas que seja representativa de mais esse pedaço triste e antes nebuloso de nossa história. E que o livro não se torne tão indisponível para venda, como o anterior sobre Luis Carlos Prestes.

Por fim, uma lembrança quanto a questão que contrapõe conhecimento e crença. Se até o “design inteligente” é defendido por renomados cientistas, o que dirá a homeopatia, assunto sobre o qual pesquisadores da USP têm debatido.

Os efeitos da auto-sugestão são conhecidos, mas o que se vê é a exacerbação da promessa de cura por meio da crença. A questão por trás disso é o poder religioso (mítico, místico, ou qualquer outra denotação), não apenas no meio político e social, mas também no científico.

Feito um câncer, destrói o organismo consciente que luta para sobreviver de forma mais esclarecida.

* Adilson Roberto Gonçalves é doutor em química pela Unicamp, livre-docente pela USP e pesquisador do Instituto de Pesquisa em Bioenergia da Unesp-Rio Claro.



Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes