Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Liberdade de expressão: Caso Santander e Empiricus

Liberdade de expressão: Caso Santander e Empiricus

17/08/2014 Lucas Pagani

O Brasil se torna cada vez mais difícil de omitir uma opinião diferente daquela que seja da dita esquerda ou do governo.

Um país que diz prezar a liberdade de opinião é o primeiro a refrear qualquer fato - Santander e Empiricus - ou opinião com um sentido contrário do que eles dizem ser. “liberdade de expressão” eles dizem, mas só consigo enxergar “Liberdade para dizer que concorda com minhas opiniões”.

Não basta o Brasil ocupar o 111º lugar de liberdade de emprensa. Engraçado, não? Um país que se diz livre, estar longe do pódio de liberdade. Jornalista demitido da emissora por pressões governamentais, como o Paulo Eduardo Martins quase foi, na Rede Massa de Comunicações, pesquisas da Empiricus Investimentos tiradas do ar pela justiça, a mando do governo, que acusou a empresa de promover um “ataque” eleitoral, vídeo do Canal do Otário feito para denunciar os Correios – baseado em fatos – sendo retirado do ar e funcionários de banco sendo demitidos por alertar corretamente seus clientes quanto à situação econômica do país em caso de reeleição de Dilma Rousseff, somente no Brasil. Isso só são alguns casos de “justiça” envolvendo a liberdade da expressão.

Que bonito! Assim construimos um país mais justo, a justiça funcionando e tirando toda e qualquer calúnia quanto ao nosso maravilhoso governo que comemora o 79º lugar no ranking mundial de IDH. Só esqueceu-se de mostrar que o Brasil já fora o 63º lugar em 2000. Mas, somos a 7ª economia do mundo! Legal, em 2002, éramos a 6ª maior economia do mundo. Engraçado, não? O importante é a saúde, como diz o ditado popular, mas não temos nem isso.

O Estado já deu o Direito de você criticá-lo hoje? Deu-te liberdade para você fazer isso? Pois é. Basta de deixar o governo fazer o que quer em cima dos seus cidadãos. Chega de ter medo de dizer a verdade, chega de ter medo de sair e não saber se confia no polícial ou não, chega de ter medo de se expressar. Está na hora de dizer “basta!”.

Até quando daremos o poder do monopólio legal da espoliação e força para o Estado? Até quando daremos armas para as pessoas que mais tiram e ferem nossa liberdade? Até quando pediremos auxílio para com aquele que nos lesa? Não precisamos de um Estado babá, nem de um Estado totalitário. "Se uma lei é injusta, um homem está não apenas certo em desobedecê-la, mas ele é obrigado a fazê-lo." Thomas Jefferson.

*Lucas Pagani é Acadêmico de Economia e Especialista do Instituto Liberal.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves