Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Licenciamento é opção de boas vendas no varejo

Licenciamento é opção de boas vendas no varejo

03/12/2008 Divulgação

Uma alternativa para pequenas e médias empresas conquistarem consumidores e conseguir boas vendas no varejo é o licenciamento de propriedades com boa exposição na mídia.

O licenciamento é uma modalidade de comercialização e industrialização interessante, mercado que movimentou R$ 3 bilhões em 2007, sendo acessível para empresas de todos os tamanhos e produtos para todos os bolsos. No Brasil, cerca de 80 agências de licenciamento são responsáveis pelas 550 licenças disponíveis para um gigante mercado consumidor, especialmente para produtos alimentícios, brinquedos, escolar e cosméticos. O empreendedor de médio porte, com uma capacidade de produção que atenda nichos específicos de mercado, investe em licenciamento como estratégia de crescimento no mercado, que pode ser do seleto público de alto poder aquisitivo, até o consumidor de massa. O grande problema desse setor é a pirataria, cada dia mais combatida pela Receita e Polícia Federal, protegendo quem paga royatilies e ao próprio consumidor que compra produto de qualidade.

Um dos melhores exemplos de como o licenciamento alavanca vendas foi a propriedade DIGIMON no final dos anos 90. As empresas que tiveram visão e  apostaram no desenho que revolucionou as estratégias de venda - tanto nas embalagens, promoções e ponto de venda. As pequenas e médias empresas devem consultar as licenciadoras para conhecer as propriedades disponíveis adequadas ao perfil do consumidor final. Esse processo pode levar um tempo, mas sempre é eficaz. Pela experiência em mais de 25 anos nesse segmento, acredito que muitas empresas médias se tornaram grandes por ter adotado o licenciamento.

Outras pequenas aumentaram sensivelmente seus lucros optando por propriedades com foco em alta qualidade e requinte, como os produtos com assinatura Portinari. As oportunidades são muitas, as escolhas devem ser estudas e auxiliadas pelo profissional de licenciamento. A ABRAL - Associação Brasileira de Licenciamento - pode ser a porta de entrada para esse mundo dos negócios.

* Luiz Angelotti é profissional de licenciamento há 27 anos e proprietário da Angelotti.



Empresa Cooperativa x Empresa Capitalista

A economia solidária movimenta 12 bilhões e a empresa cooperativa gera emprego e riqueza para o país.


O fundo de reserva nos condomínios: como funciona e a forma correta de usar

O fundo de reserva é a mais famosa e tradicional forma de arrecadação extra. Normalmente, consta na convenção o percentual da taxa condominial que deve ser destinado ao fundo.


E se as pedras falassem?

Viver na Terra Santa é tentar diariamente “ouvir” as pedras! Elas “contemplaram” a história e os acontecimentos, são “testemunhas” fiéis, milenares porém silenciosas!


Smart streets: é possível viver a cidade de forma mais inteligente em cada esquina

De acordo com previsões da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 70% da população mundial viverá em áreas urbanas até 2050.


Quem se lembra dos velhos?

Meu pai, quando se aposentou, os amigos disseram: - " Entrastes, hoje, no grupo da fome…"


Greve dos caminhoneiros: os direitos nem sempre são iguais

No decorrer da sua história como república, o Brasil foi marcado por diversas manifestações a favor da democracia, que buscavam uma realidade mais justa e igualitária.


Como chegou o café ao Brasil

Antes de Cabral desembarcar em Porto Seguro – sabem quem é o décimo sexto neto do navegador?


Fake news, deepfakes e a organização que aprende

Em tempos onde a discussão sobre as fake news chega ao Congresso, é mais que propício reforçar o quanto a informação é fundamental para a sustentabilidade de qualquer empresa.


Superando a dor da perda de quem você ama

A morte é um tema que envolve mistérios, e a vivência do processo de luto é dolorosa. Ela quebra vínculos, deixando vazio, solidão e sentimento de perda.


A onda do tsunami da censura

A onda do tsunami da censura prévia, da vedação, da livre manifestação, contrária à exposição de ideias, imagens, pensamentos, parece agigantar em nosso país. Diz a sabedoria popular que “onde passa um boi passa uma boiada”.


O desserviço do senador ao STF

Como pode um único homem, que nem é chefe de poder, travar indefinidamente a execução de obrigações constitucionais e, com isso, impor dificuldades ao funcionamento de um dos poderes da República?


Anedotas com pouca graça

Uma anedota, de vez enquanto, cai sempre bem; como o sal serve para temperar a comida, a anedota também adoça a conversa ou o texto.