Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Lidando com superdotados

Lidando com superdotados

20/07/2013 Adriano Gosuen

Resolver problemas de matemática em um instante. Tocar música de ouvido. Que pai nunca fantasiou ver o filho desenvolver uma superhabilidade, que facilitasse seus caminhos pela vida?

Pois, de vez em quando, isso acontece! E nas mais variadas classes sociais. Não há números precisos, mas, estima-se que cerca de 3% das crianças apresentam o que é chamado de “altas habilidades”. Entretanto, nem tudo é alegria na vida de um superdotado e de sua família.

Ser portador de altas habilidades é uma característica de poucos e pode causar estranhamento. Pais de superdotados relatam que o convívio na escola às vezes provoca irritação e inveja nos colegas. Sem falar nos pais dos colegas, que podem achar que a família da criança superdotada é arrogante ou que a estimula em excesso. Por outro lado, a criança com altas habilidades pode se entediar facilmente com as rotinas escolares, apresentando, então, comportamento inadequado em sala.

Também há a possibilidade de que ela venha a usar sua alta habilidade para atacar e humilhar os colegas. Por tudo isso, a escola precisa ter um cuidado especial com os estudantes que apresentam superdotação. A primeira tarefa é observar continuamente o desenvolvimento das crianças. Não é incomum que algumas apresentem interesse mais focado em uma ou outra área da vida, desproporcional em relação às outras crianças, tais como aprender palavras novas ou conhecer mais sobre os bichos.

Dado seu empenho e motivação, elas irão, consequentemente, apresentar maior desempenho nestas áreas. Mas como diferenciar a criança que tem altas habilidades da que tem grande interesse por um tema? O uso de testes pode indicar certas competências, mas eles não devem ser vistos como o principal método de avaliação; tampouco, como diagnóstico taxativo. A principal avaliação se baseia em registros comparativos de desempenho da criança com suspeita de portar alta habilidade em relação às outras de sua idade.

Quase sempre aquela com altas habilidades tem um desenvolvimento geral relativamente próximo das demais crianças, destoando fortemente em uma área específica. Esta competência deve destoar claramente do que ocorre com as demais crianças de sua idade, podendo ser comparada com a competência de crianças mais velhas. Exemplo disso é a capacidade de entender conceitos matemáticos que não são próprios de sua idade ou aprender a ler quase sem ajuda de ninguém.

A alta habilidade também pode aparecer na rapidez com que se aprende a tocar um instrumento musical ou a desenhar com destreza para além do que seria esperado em sua idade. Como vimos, por ser diferente, a criança com alta habilidade pode vir a sofrer. Mais do que ter um diagnóstico conclusivo, o importante é que os que estão ao seu redor cuidem do bem-estar desta criança. Isso implica frequentar a escola regular, a fim de desenvolver as habilidades na qual sua competência é apenas regular.

E realizar atividades complementares em sua área de alta competência: curso de línguas, artes plásticas ou treinamento esportivo. O importante é que as atividades complementares sejam instigantes e desafiadoras!

Para saber mais, consulte:

-“A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação” – Documento do MEC para orientação às famílias e escolas. Em: http://bit.ly/12bX5ns

- “Um olhar para as altas habilidades: construindo caminhos” – Documento da Sec. Estadual de Educação de SP com orientação às famílias e escolas. Em: http://bit.ly/YqtYNL

*Adriano Gosuen é psicólogo escolar, especializado em saúde mental e direitos humanos pela Organização Mundial de Saúde (Índia), atuou na University of New Hampshire (EUA) e foi oficial de programa na African Network Campaign on Education for All (Senegal).



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves