Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Liderança não é um cargo, é um encargo

Liderança não é um cargo, é um encargo

24/03/2023 Pedro Signorelli

A todo momento somos bombardeados com artigos sobre o tema da liderança.

Sabemos que toda pessoa tem poder de influenciar outras, seja porque tem, formalmente, um papel de comando, ou porque se relaciona com as demais em seu trabalho, por conta de suas responsabilidades. E é óbvio que cada um exerce sua liderança de uma maneira.

Por isso, surgem perguntas de vários tipos e que se tornaram temas de cursos e aulas, e duas delas são: existe uma maneira correta de liderar? Qual é o perfil de um bom líder?

Em primeiro lugar devemos ter em mente algo que se aborda muito pouco ou com pouca profundidade: que, liderança não é um cargo, é um encargo. E o que isso quer dizer? É que o papel de liderar é um serviço.

Neste sentido, quanto melhor é um líder, mais capacidades ele tem para oferecer aos seus liderados e aplicar no momento ideal cada uma delas.

Até porque, para cada momento – e cada pessoa - haverá uma necessidade diferente, e a sabedoria está em usar a ferramenta correta.

E é por isso que não podemos dizer que existe uma cartilha ou manual correto, tipo: você deve agir exatamente assim para ser um grande líder. Seguramente, o líder autocrático está fora de moda.

Se antes, podia fazer algum sentido - se é que fazia - hoje a maioria das situações requer da liderança algo que soe mais como democrático, liberal e coaching, com habilidades de comunicação e planejamento. Que seja um bom executor e tenha capacidade de análise.

Mas você deve se perguntar: você disse que não havia um perfil? Sim, as pessoas têm características inatas e outras que tiveram a capacidade de desenvolver, porém esse é o perfil desejado pela maioria das empresas, mesmo que pareça as habilidades de um super-herói, como dos quadrinhos.

Claro, que essas habilidades são necessárias - como uma caixa de ferramentas - para que a pessoa a frente da equipe saiba lidar com situações adversas e diversas.

Por exemplo, em um momento de crise, ter boa capacidade de comunicação, análise da situação e planejamento e execução de curto prazo são fundamentais.

Além das habilidades pessoais, é papel de um bom líder reconhecer aliados para apoiar na sua gestão, sejam pessoas ou sistemas.

E para isto, existe uma ferramenta que pode ajudar bastante na tomada de decisões, que são os OKRs - Objectives and Keys Results, Objetivos e Resultados Chaves - já que são uma poderosa ferramenta de comunicação das prioridades para todos os momentos e devem ser feitas, como premissa desse modelo de gestão, de maneira concreta, específica, curta e engajadora.

A liderança consiste em tomada de decisões importantes que impactam todos ao seu redor, porém, não existe um perfil correto de líder, apenas, uma premissa de que, ao assumir tal função, você se empenhe em aumentar suas habilidades pessoais e coletivas, para que, quando necessário, saiba qual ferramenta é melhor deva ser aplicada. 

Por isso, reafirmo: a liderança não é um cargo, é um encargo, é a sua responsabilidade diante de alguém, de um grupo, de uma organização!

Você pode ser um líder nato, e se tornará um líder ainda melhor se aprimorar suas habilidades ao longo da vida, desenvolvendo, inclusive, a capacidade de escolher as melhores pessoas para ter ao seu lado e as melhores formas e ferramentas de gestão.

* Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKR.

Para mais informações sobre liderança clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Seven PR



Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça