Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Lobão Belzebu

Lobão Belzebu

22/07/2008 Sylvia Romano

Fiquei estarrecida com a notícia veiculada nos principais veículos de imprensa, na qual o ministro Edison Lobão anunciava com toda a "pompa e circunstância" o reinício do programa de usinas nucleares no Brasil.

Assim como um arauto do apocalipse, o dito senhor com cara de belzebu, obviamente querendo capitalizar para as suas pretensões políticas, bradava que já no próximo ano a Usina de Angra 2 ou 3 teria sua construção iniciada, o que iria colaborar em muito para evitar o risco de um apagão imediato e que, em breve, dependendo de estudos, outras quatro usinas também seriam construídas. Tal projeto vai contra todas as tendências inteligentes e internacionais - vide o recente caso da Coréia do Norte, que já deu início à desmobilização desses "fornos de microondas" gigantes e perigosos. Será que este mentecapto senhor não se preocupa com seus descendentes tentando evitar que os mesmos tenham de enfrentar os "Chernobyls"?

O Brasil, como já dizia um poeta, é abençoado por Deus e bonito por natureza, mas infelizmente a maioria de suas autoridades tem uma visão tacanha e ignorante, atingindo o seu mais alto nível de imbecialidade com este ministro, que tem o lobo em aumentativo até no próprio nome. Nossos recursos hídricos ainda não foram totalmente explorados - por que não se implanta um programa de miniusinas hidráulicas? Por que não se introduz um programa de energia eólica? E as usinas que poderiam ser movidas a álcool? Será que o governo e as escolas de engenharia da mais alta qualidade, como ITA, São Carlos, USP e outras do mesmo porte, não teriam soluções mais modernas, confiáveis e de acordo com as mais atualizadas tendências mundiais na geração de energia? Espero que um clamor público, das pessoas conscientes, fique cada vez maior contra este descalabro inconseqüente da instalação de novas "bombas" poluentes em nosso país. Espero, também, que os ambientalistas de plantão deixem de lado suas retóricas e que saiam às ruas para protestar contra tamanha burrice.

*Sylvia Romano é advogada trabalhista, responsável pelo Sylvia Romano Consultores Associados, em São Paulo. E-mail: [email protected] .



Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos:


Combate ao terrorismo após 11 de setembro: incertezas e desafios

Faz 20 anos que acompanhamos, principalmente pela televisão, o maior ataque terrorista da história contemporânea.


ESG qualifica empresas na busca por investidores

Segundo a Morningstar, no início do segundo semestre o volume global investidos em fundos ESG ultrapassou o montante de US$ 2,3 trilhões.


A vacina é para todas as idades

Em todas as fases da vida manter a caderneta de vacinação em dia é muito importante.