Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Lobistas, consultores e…

Lobistas, consultores e…

29/03/2018 Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

Lobistas e consultores também deveriam ter limites técnicos e principalmente éticos e morais.

Enquanto no mundo desenvolvido a função de lobista é oficial e obedece a regras claras, no Brasil o máximo que existe é a proposta de regulamentar a atividade que, entre os nacionais, chega a ter o mesmo significado de um palavrão. E ainda possui alguns sinônimos, sendo consultor o principal deles.

Tanto o lobista quanto o consultor, dito informalmente, é um indivíduo esperto e bem relacionado que, com sua ação, pressiona para a concretização daquilo que interessa àqueles que o remuneram. Mas tudo corre frouxo, muitas vezes ao arrepio da lei, da ética e da moralidade.

No âmbito da Operação Lava Jato e suas paralelas existem centenas, talvez milhares, de citações de lobbies ou consultorias indicados como criminosos que, como tal, levam seus operadores a serem investigados, processados, condenados e até presos, como nos casos dos ex-ministros Antonio Palocci e José Dirceu. Semana passada veio à tona a apreensão de documentos e bloqueio de recursos financeiros do ex-ministro e deputado Delfim Neto.

Os investigadores dizem que ele vendeu tráfico de influência e sua defesa vê apenas uma prestação de serviços, já que não exerce função pública desde 2006. Tudo isso ocorre pela falta de regras ao movimentado mercado de interesses que, atrás de si, faz circular muitos milhares de reais, a maioria oriunda do cofre público, de onde o dinheiro sai ou deixa de entrar por força de influências das ditas consultorias.

Bem analisadas, todas as mazelas descobertas na Petrobras, Eletrobras e outras estatais e órgãos de governo têm as impressões digitais de lobistas ou consultores e a conivência interesseira de integrantes da classe política. Como destinatários de parte dos recursos que lobistas e consultores encontram meios de sacar do erário, nunca interessou aos parlamentares a regulamentação das atividades de forma a delas banir os traficantes de influência e transportadores de malas recheadas de dinheiro sujo à espera de lavagem.

Como em toda profissão, lobistas e consultores também deveriam ter limites técnicos e principalmente éticos e morais a respeitar. Não podem ganhar dinheiro (muito dinheiro, por sinal) apenas por mercadejar as boas relações que desfrutam no mundo político, governamental ou empresarial. É preciso que esses profissionais tenham participação explícita e concreta na concepção de projetos e na sua defesa perante as instâncias de análise e definição.

Dessa forma, seu conhecimento poderá ser útil ao desenvolvimento nacional. Mas sem limites e obrigações definidas, as atividades são de alto risco, pois não há o marco definido entre o legal e o ilegal.

Aquilo que num momento é caracterizado como obra de alto interesse público e empresarial, a qualquer instante, pode ser encarado como crime e conduzir seus executores ao cárcere. A atividade de lobistas e consultores pode ser útil, importante e até necessária. Mas eles têm de trabalhar sob a luz do dia, jamais nos subterrâneos do poder...

* Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves é dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).

Fonte: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre