Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Lula no país das delações premiadas

Lula no país das delações premiadas

12/05/2017 Bady Curi Neto

O ex-presidente Lula hoje responde a cinco processos na Justiça Federal de Curitiba e Brasília.

Na história infantil nonsense, Alice no País das Maravilhas, Alice, ao correr atrás de um coelho, escorrega em sua toca e cai em um jardim maravilhoso, vivendo várias experiências impossíveis e inusitadas, até ser acordada de seu sonho.

O ex-presidente Lula, o maior expoente do Partido dos Trabalhadores, que anteriormente gozava de uma reputação quase irretocável, vivia uma vida de luxo, locomovendo de uma cidade para outra somente de jatinhos particulares, degustando vinhos caríssimos, fazendo palestras ao preço cobrado pelos ex-presidentes da maior potência mundial – EUA – hoje responde a cinco processos na Justiça Federal de Curitiba e Brasília, acusado por Obstrução à Justiça, Corrupção Passiva, Lavagem de Dinheiro, Tráfico de Influência e Organização Criminosa.

Como todas as condutas delitivas, apontadas pelo Ministério Público em suas denúncias, são de difícil apuração, devido ao fato dos demais envolvidos também responderem pelos mesmos crimes, o ex-Presidente vinha afirmando sua inocência.

Lula dizia que não tinha que fazer prova de sua inocência e que cabe aos Procuradores provarem as acusações contra ele imputadas, no que lhe assiste razão. Não precisa ser do meio jurídico para conhecer o jargão popular “quem acusa, tem que provar”.

O ex-presidente como bom orador que é, repetia aos quatro cantos do país, por onde discursava ou dava entrevistas: “Desafio qualquer empresário a dizer que Lula pediu R$10”; “Se tem uma coisa que eu me orgulho, neste País, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu.

Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da igreja católica, nem dentro da igreja evangélica. Pode ter igual, mas eu duvido”; “Nem Moro, nem Dellagnol, nem o delegado da Polícia Federal tem a lisura, a ética e a honestidade que eu tenho nestes 70 anos de vida pública”.

As frases de efeito do ex-presidente Lula, propicia um discurso de candidato e talvez, com a certeza, que seus antigos amigos empreiteiros não forneceriam provas robustas contra ele, certo que, se o fizessem, estariam se alto denunciando pelas práticas dos mesmos tipos penais, não convencem mais.

Certamente Lula não contava que os demais réus da Operação Lava Jato fechariam acordos de colaborações premiadas, nos quais ao se predisporem a colaborar com a justiça, recebem em troca um benefício, a exemplo da redução da pena, comprometendo-se a falar e apresentar provas no intuito de elucidar os crimes praticados.

Assim se deu com Marcelo, Emilio Odebrecht, seus executivos, Leo Pinheiro (presidente da OAS) entre outros, todos ligados ao ex-presidente. O depoimento dos colaboradores, publicados na imprensa, são altamente comprometedores, demonstrando que o ex-presidente, ao contrário dos seus discursos de arrosto de honestidade, recebera várias vantagens indevidas, frutos de corrupção.

O ex-presidente, em uma paráfrase às avessas da história infantil citada no início do artigo, escorregou na certeza de sua impunidade e caiu em um novo ordenamento jurídico, sua história poderá ser intitulada, Lula – No País Das Delações Premiadas.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado