Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Managed Private Cloud Computing já é realidade

Managed Private Cloud Computing já é realidade

19/08/2011 Antônio Phelipe

Cloud computing é um assunto que vem sendo tratado nos últimos anos e já em 2008 o Gartner sinalizou ser esse modelo de computação uma das mais importantes tendências emergentes.

Depois de experiências bem-sucedidas em nuvens públicas, agora é a vez da consolidação do modelo de Managed Private Cloud Computing. As ofertas já são muitas no mercado e os players buscam diferenciação.

Além de serviços como desktop virtual, e-mail e colaboração, uma inovação promissora é a solução de IaaS (Infrastructure as a Service) que entrega servidores virtualizados com capacidade computacional redimensionável na nuvem sob demanda. 

Tudo gerenciado. Nesse novo modelo de entrega de serviços de TI, por exemplo, é possível utilizar recursos de processamento e armazenamento através do processo de virtualização, pagando mensalmente pelo uso.

Os diferenciais de uma solução em Cloud Computing não gerenciada e uma com gerenciamento é que nesta última o serviço é composto de um pacote inteligente de infraestrutura que apresenta, entre outros benefícios: administração, atualizações de segurança, configurações de sistemas operacionais, backups, atendimento e suporte 24x7x365, balanceamento dos recursos e gestão de incidentes, problemas e mudanças – o que garante alto nível de disponibilidade e cumprimento dos SLAs  (Service Level Agreements) definidos. O gerenciamento centralizado permite que o cliente tenha custos reduzidos para administração, suporte, atualizações e assistência. Outra vantagem competitiva é a segurança.   Toda a arquitetura tecnológica pode ser desenvolvida com total isolamento, garantindo a integridade de dados e informações. Essa arquitetura é projetada para atender a criticidade do negócio e os requisitos de compliance. E mais: a solução em Managed Private Cloud Computing, quando agregada a outros serviços gerenciados, como desktops virtuais, soluções de e-mail e SaaS (Software as a Service), permite ganhos em tempo, escalabilidade, elasticidade e simplicidade. Vale lembrar que, no Brasil, os usuários de cloud ainda utilizam a tecnologia para serviços temporários e não de missão crítica.    O desafio agora é elevar esse nível de serviço até o core business das empresas, que podem ter ambientes computacionais totalmente confiáveis, disponíveis e cobertos por uma ampla gama de serviços. Além disso, optando por essa solução, as empresas convertem os custos capitais em operacionais, reduzindo assim o custo total da propriedade.   * Antônio Phelipe, CTO da Ativas.



Dicas para entregar seu projeto com melhor qualidade em menor tempo

Há uma infinidade de fatores que influenciam no sucesso (ou não) de um projeto.


Viver não custa…

Meses depois de ter casado, na Igreja, fui viver para andar de prédio, que ficava nos subúrbios da minha cidade.


Insetos na dieta

Aproximadamente dois bilhões de pessoas em 130 países já comem insetos regularmente.


Habilidades socioemocionais podem ser aprendidas

Desde o início da infância, as pessoas aprendem um conjunto de comportamentos que são utilizados nas diferentes interações sociais.


Entenda porque amor é diferente de paixão

Você sabe diferenciar o amor da paixão?


A finalidade e controle das ONGs

O mais adequado não é combatê-las, mas manter sob controle as suas ações como forma de evitar desvio de finalidade, corrupção e outras distorções.


A reforma da máquina pública

A aprovação da reforma da Previdência, pela Câmara dos Deputados, é um avanço do governo.


Os desafios da maternidade e do mercado de trabalho

Ter filhos não é fator de impedimento para uma mulher trabalhar.


Todos querem ser ricos…

Mais vale pobreza, com paz e consciência limpa, que riqueza, sem sossego, alma escurecida, e pesados de remorsos.


A importância de empoderar nossas meninas

Fatores culturais de valorização do masculino, enraizados desde sempre na nossa sociedade, afetam a autoestima e a confiança feminina.


Advogados e Cursos jurídicos

Onze de Agosto é o Dia da Fundação dos Cursos de Direito e é também o Dia do Advogado.


Empresas e paternidade: uma mudança a ser nutrida

Daqui a cinco ou dez anos, nem você nem ninguém se lembrará com precisão da tarefa que está fazendo no trabalho neste minuto.