Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Managed Private Cloud Computing já é realidade

Managed Private Cloud Computing já é realidade

19/08/2011 Antônio Phelipe

Cloud computing é um assunto que vem sendo tratado nos últimos anos e já em 2008 o Gartner sinalizou ser esse modelo de computação uma das mais importantes tendências emergentes.

Depois de experiências bem-sucedidas em nuvens públicas, agora é a vez da consolidação do modelo de Managed Private Cloud Computing. As ofertas já são muitas no mercado e os players buscam diferenciação.

Além de serviços como desktop virtual, e-mail e colaboração, uma inovação promissora é a solução de IaaS (Infrastructure as a Service) que entrega servidores virtualizados com capacidade computacional redimensionável na nuvem sob demanda. 

Tudo gerenciado. Nesse novo modelo de entrega de serviços de TI, por exemplo, é possível utilizar recursos de processamento e armazenamento através do processo de virtualização, pagando mensalmente pelo uso.

Os diferenciais de uma solução em Cloud Computing não gerenciada e uma com gerenciamento é que nesta última o serviço é composto de um pacote inteligente de infraestrutura que apresenta, entre outros benefícios: administração, atualizações de segurança, configurações de sistemas operacionais, backups, atendimento e suporte 24x7x365, balanceamento dos recursos e gestão de incidentes, problemas e mudanças – o que garante alto nível de disponibilidade e cumprimento dos SLAs  (Service Level Agreements) definidos. O gerenciamento centralizado permite que o cliente tenha custos reduzidos para administração, suporte, atualizações e assistência. Outra vantagem competitiva é a segurança.   Toda a arquitetura tecnológica pode ser desenvolvida com total isolamento, garantindo a integridade de dados e informações. Essa arquitetura é projetada para atender a criticidade do negócio e os requisitos de compliance. E mais: a solução em Managed Private Cloud Computing, quando agregada a outros serviços gerenciados, como desktops virtuais, soluções de e-mail e SaaS (Software as a Service), permite ganhos em tempo, escalabilidade, elasticidade e simplicidade. Vale lembrar que, no Brasil, os usuários de cloud ainda utilizam a tecnologia para serviços temporários e não de missão crítica.    O desafio agora é elevar esse nível de serviço até o core business das empresas, que podem ter ambientes computacionais totalmente confiáveis, disponíveis e cobertos por uma ampla gama de serviços. Além disso, optando por essa solução, as empresas convertem os custos capitais em operacionais, reduzindo assim o custo total da propriedade.   * Antônio Phelipe, CTO da Ativas.



A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.


O gênero “neutro” ou a “neutralização” de gênero

Tenho visto algumas matérias sobre a “neutralização” do gênero na língua portuguesa, no Brasil, algumas contra e algumas a favor. Digo no Brasil, porque em Portugal não vejo isto.


O poder da gentileza

O mês de novembro traz uma comemoração muito especial e essencial para estes tempos pandêmicos e de tanta polarização política: o Dia da Gentileza.


Branco no preto

As pessoas pretas no Brasil vivem pior do que as pessoas brancas, independentemente de qualquer situação.


Politicamente Correto, Liberdade de Expressão e Dignidade Humana

Estamos vivenciando, há tempos, a dicotomia de opiniões, a divisão clássica na qual a forma de expressar, de pensar, contém apenas lados antagônicos, separados que não podem convergir ou, ao menos, serem respeitados.


Prévia tucana, um tiro no escuro

Diferente das eleições primárias norte-americanas, onde os partidos Democrata e Republicano escolhem seus candidatos e definem a plataforma eleitoral, a prévia que o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) realizará neste domingo (21/11) está cercada de interrogações.


A imagem do Senhor Jesus de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia

Nesta época pandémica, que parece não deixar de nos dizimar – dizem: por causa de novas variantes e à facilidade de movimentação, – é oportuno recordar como o povo de Deus se libertou de funestas calamidades, recorrendo à oração e à penitência.


Algoritmos e automação: a combinação certa para potencializar a vida na era digital

Há quinze anos, quem poderia imaginar que seria possível trabalhar, fazer compras, ter planos personalizados para treinos da academia e conseguir organizar investimentos em bolsas globais sem sair de casa?


Transformação digital: os desafios de um novo modelo

Com a chegada da Quarta Revolução Industrial, organizações dos mais diferentes portes e setores estão encarando obstáculos de toda ordem para lidar com as novas demandas do consumidor.