Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Manifestações e movimento da sustentabilidade

Manifestações e movimento da sustentabilidade

17/07/2013 Marcus Nakagawa

As férias escolares começaram e parece que diminuíram as manifestações estudantis.

O título “O gigante acordou” foi divulgado em todas as redes sociais e estudantes de todo o país foram mobilizadores de avatares da internet, que depois se tornaram reais nas ruas de várias capitais do país e de cidades do interior. Foi uma festa da democracia com cartazes e frases criativas, além de muita música e refrãos que esta geração ainda não tinha entoado.

O estopim dos 20 centavos ficou registrado para a história do Brasil nos quais os meus filhos com certeza estudarão daqui a cinco ou 10 anos nos livros ou websites sobre o tema. Agora os movimentos dos trabalhadores, os vários movimentos de classes, de profissões e afins começam também a buscar as suas demandas antes reprimidas e compradas por cargos políticos e trocas de favores. A ideia deste texto não é analisar o movimento, mas a ligação com alguns temas da sustentabilidade.

Os poderes legislativo e executivo começam a correr atrás do prejuízo para aumentar a sua popularidade em um ano pré-eleição, que terá um ponto de distração no meio, a Copa do Mundo no nosso país do futebol. Neste cenário de rejeições, liberdades e saudosismo, muitos amigos e amigas das áreas de sustentabilidade e das ONGs também foram para as ruas. De acordo com as idades, foram acompanhados pelos seus filhos, ou então acompanhá-los.

Este movimento é fundamental para o avanço das demandas debatidas pelos profissionais, ONGs e empresas que estão trabalhando pelo desenvolvimento sustentável. Um exemplo foram os questionamentos sobre os investimentos para a Copa e toda a gestão destes recursos. Neste assunto o Instituto Ethos já vem com uma iniciativa lançada em dezembro de 2010, que é o projeto Jogos Limpos1, com apoio da Siemens Integrity Initiative. A ideia do projeto é aproveitar as oportunidades destes megaeventos no país para ampliar a transparência dos investimentos governamentais, crescer a integridade nas relações público-privadas e aprimorar o controle social.

O projeto possui uma série de comitês: o Comitê Nacional de Coordenação e Mobilização, dois Comitês Nacionais Temáticos e 12 Comitês Locais, um em cada cidade-sede da Copa do Mundo de 2014. Os comitês nacionais temáticos são: Comitê Jurídico; Comitê de Empresas e Investidores. Com estes vários grupos o projeto pretende mobilizar todos os setores da sociedade em busca de uma maior transparência. Acredito sim que há muita convergência entre estes movimentos de ruas e o que muitas ONGs e empresas já estão realizando dentro da tal sustentabilidade, mesmo sem uma grande escala e muitas vezes em parceria com algumas “partes” do governo.

O que falta é que toda a energia destes movimentos de rua seja canalizada também até o final do processo. O estopim foi aceso, mas até as transformações acontecerem, talvez seja fundamental acendê-lo novamente, costurar mais barbante ou ainda colocar a mão na massa e realmente fazer algo. Mesmo porque, fazer movimentações é mais fácil do que mudar comportamento e maneiras de pensar.

Vi alguns posts bem interessantes nas redes sociais, inclusive uma delas mostrava exatamente isso, ou seja, comentava algo como depois do gigante acordar, agora é preciso que cada um de nós tomemos algumas atitudes como: parar de jogar lixo na rua, pagar os impostos direito, para de dar “jeitinho” para tudo, não furar o farol vermelho, não parar em cima da faixa de pedestres, não ficar competindo com o carro do lado, começar a reciclar o lixo de casa, e a lista ia sem fim. Mostrava bem alguns perfis do nosso povo.

Realmente os valores e atitudes das pessoas também precisam mudar, para que este lindo movimento que fizemos possas ter consistência e que não seja apenas 20 centavos. E sim que sejam muitos centavos e benefícios duradouros para esta e para as próximas gerações.

*Marcus Nakagawa é sócio-diretor da iSetor- gestão integrada; professor da ESPM; e diretor-presidente da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves