Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Manifesto contra Dilma Rousseff

Manifesto contra Dilma Rousseff

10/11/2014 Lucas Pagani

Nojo. É o que eu posso dizer deste segundo turno do dia 26/10/2014. Uma senhorita com alta rejeição popular e em um partido que também tem uma alta rejeição popular se reelegeu como presidente da república.

Eu, por meio deste texto, declaro nojo e repúdio da senhorita reeleita, Dilma Rousseff. Quero, também, perguntar aos caros leitores: Num país onde a impunidade acontece em cada esquina e roubo já virou banal, por que não se é estranho uma fraude em eleições? Quero deixar aqui: Não foi fraude mesmo? Será mesmo que o partido mais sujo desta história tenha feito uma campanha e eleição limpa?

Eu deixo aqui várias perguntas também, quero ser respondido. Acho que todo brasileiro quer ser respondido. Onde a inflação está sobre controle? Onde? Diga-me: 0,9% negativos e recessão econômica é estar sobre controle? Explique-me: Por que investimentos estrangeiros no Brasil caíram mais de 5,3%? Isso só no segundo trimestre de 2014. Nossa indústria caindo mais de 1,5%, o emprego industrial caindo mais de 6,1% em seis trimestres seguidos. A “evolução industrial” em queda de 5,4% em junho de 2013. Bancos estatais emprestando créditos ignorando a taxa Selic e imprimindo dinheiro de forma exponencial.

Alguém, por favor, me diga: A nossa economia está sobre controle? Eu invoco aqui os 49% que votaram em Aécio levantarem a cabeça e enfrentar tal governo. Não permitam que um governo sujo os governe, um governo conhecido por escândalos. Eu prefiro a morte a aceitar ordens de uma presidente desonesta. Está na hora de colocar em prática aquilo que Henry Thoreau escrevera em seu livro “desobediência civil”. Não aceitem. Não abaixem a cabeça. Não temam. Mostre que somos mais que 49%. Somos indivíduos.

Vocês vão aceitar esse governo lhe roubando por mais sei lá quanto tempo, ou vamos dizer um chega, um basta? É senhorita Dilma, pode usar o marco civil e me processar, a senhorita é uma ladra! Eu estou estabelecendo a bandeira e dizendo “Sua ladra”. Deixo aqui duas frases para representar meu estado de espírito enquanto eu escrevo esse texto:"Se uma lei é injusta, um homem está não apenas certo em desobedecê-la, ele é obrigado a fazê-lo." - Thomas Jefferson. “A questão não é para quem pedirei permissão, é quem vai me impedir” Ayn Rand.

*Lucas Pagani é Estudante, Colunista do Instituto Liberal e Colunista e Membro do Conselho do Portal Liberdade em Foco.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra