Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Manifesto contra Dilma Rousseff

Manifesto contra Dilma Rousseff

10/11/2014 Lucas Pagani

Nojo. É o que eu posso dizer deste segundo turno do dia 26/10/2014. Uma senhorita com alta rejeição popular e em um partido que também tem uma alta rejeição popular se reelegeu como presidente da república.

Eu, por meio deste texto, declaro nojo e repúdio da senhorita reeleita, Dilma Rousseff. Quero, também, perguntar aos caros leitores: Num país onde a impunidade acontece em cada esquina e roubo já virou banal, por que não se é estranho uma fraude em eleições? Quero deixar aqui: Não foi fraude mesmo? Será mesmo que o partido mais sujo desta história tenha feito uma campanha e eleição limpa?

Eu deixo aqui várias perguntas também, quero ser respondido. Acho que todo brasileiro quer ser respondido. Onde a inflação está sobre controle? Onde? Diga-me: 0,9% negativos e recessão econômica é estar sobre controle? Explique-me: Por que investimentos estrangeiros no Brasil caíram mais de 5,3%? Isso só no segundo trimestre de 2014. Nossa indústria caindo mais de 1,5%, o emprego industrial caindo mais de 6,1% em seis trimestres seguidos. A “evolução industrial” em queda de 5,4% em junho de 2013. Bancos estatais emprestando créditos ignorando a taxa Selic e imprimindo dinheiro de forma exponencial.

Alguém, por favor, me diga: A nossa economia está sobre controle? Eu invoco aqui os 49% que votaram em Aécio levantarem a cabeça e enfrentar tal governo. Não permitam que um governo sujo os governe, um governo conhecido por escândalos. Eu prefiro a morte a aceitar ordens de uma presidente desonesta. Está na hora de colocar em prática aquilo que Henry Thoreau escrevera em seu livro “desobediência civil”. Não aceitem. Não abaixem a cabeça. Não temam. Mostre que somos mais que 49%. Somos indivíduos.

Vocês vão aceitar esse governo lhe roubando por mais sei lá quanto tempo, ou vamos dizer um chega, um basta? É senhorita Dilma, pode usar o marco civil e me processar, a senhorita é uma ladra! Eu estou estabelecendo a bandeira e dizendo “Sua ladra”. Deixo aqui duas frases para representar meu estado de espírito enquanto eu escrevo esse texto:"Se uma lei é injusta, um homem está não apenas certo em desobedecê-la, ele é obrigado a fazê-lo." - Thomas Jefferson. “A questão não é para quem pedirei permissão, é quem vai me impedir” Ayn Rand.

*Lucas Pagani é Estudante, Colunista do Instituto Liberal e Colunista e Membro do Conselho do Portal Liberdade em Foco.



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira