Portal O Debate
Grupo WhatsApp

MEC para quê?

MEC para quê?

17/11/2016 Walter Vicioni Gonçalves

A educação nacional encontra-se em persistente e grave crise.

Para agravar esse quadro, dois problemas tornam-se cada vez mais preocupantes. Um deles refere-se ao acúmulo e ampliação das funções do Ministério de Educação (MEC), em aparelhamento que reproduz um centralismo burocratizante.

Outro problema sério é o descolamento da política educacional em relação às demais políticas públicas, especialmente as econômicas. Um balanço da educação pública em 1932 – encaixado como luva nos dias atuais - mostrava que “(...) dissociadas sempre as reformas econômicas e educacionais, que era indispensável entrelaçar e encadear, dirigindo-as no mesmo sentido, todos os nossos esforços, sem unidade de plano e sem espírito de continuidade, não lograram ainda criar um sistema de organização escolar à altura das necessidades modernas e das necessidades do País. Tudo fragmentado e desarticulado” (grifos nossos).

Esse diagnóstico fez parte do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova — lançado por um grupo de intelectuais e conceituados educadores —, que ainda tem importante papel nos estudos sobre o que deve ser o ensino brasileiro. Aponta problemas que persistem até hoje, dentre eles a histórica e permanente tendência para o centralismo.

Nesse sentido, o Manifesto adverte: “A organização da educação brasileira unitária sobre a base e os princípios do Estado, no espírito da verdadeira comunidade popular e no cuidado da unidade nacional, não implica um centralismo estéril e odioso, ao qual se opõem as condições geográficas do País e a necessidade de adaptação crescente da escola aos interesses e às exigências regionais. Unidade não significa uniformidade. A unidade pressupõe multiplicidade” (grifo nosso).

Passados 84 anos do lançamento do Manifesto, que balanço podemos fazer hoje da organização da educação nacional e do papel do MEC? A Constituição Federal e, coerentemente, a legislação educacional apontam para um viés descentralizador.

Apesar disso, observa-se um crescente centralismo das decisões no âmbito federal. Um caso de prejuízo à educação profissional é a excessiva e desnecessária burocracia para a inclusão de novos cursos técnicos no Catálogo Nacional, que pode acarretar perda de oportunidades de emprego de jovens e queda da competitividade das empresas.

Fica clara a contraposição entre, de um lado, a rigidez e a demora da oferta de um novo curso e, de outro, a agilidade e a flexibilidade imprescindíveis para atendimento às demandas de um mundo em constante evolução tecnológica. No que se refere a um órgão central da educação, diferentes países encontraram distintas soluções.

Na Finlândia, a educação básica fica a cargo dos municípios. O governo central é responsável pela definição de políticas públicas nacionais, pela legislação e pela coordenação do financiamento da educação. Na Alemanha, a responsabilidade original pela educação é dos dezesseis länder – ou estados –, que têm seus próprios “ministérios” da educação.

Em 1964, sem qualquer orientação do governo central, os länder assinaram um acordo que garante unidade da educação básica alemã. Os assuntos de relevância nacional são coordenados pela Conferência dos Ministros da Educação e dos Assuntos Culturais, de que participam também senadores que atuam nas comissões de educação.

O Brasil precisa, urgentemente, avaliar e rever o papel e a presença do MEC. Faz todo sentido, dentro do princípio federativo e do atendimento real às demandas locais e regionais, transferir competências e atribuições, atualmente exercidas pela Pasta, para os sistemas estaduais e municipais.

É possível reduzir e simplificar drasticamente as funções atuais do MEC, que se limitaria, com uma estrutura enxuta, a continuar realizando a avaliação educacional e a coordenação das políticas e dos sistemas de ensino. Caberia, também, repensá-las, no sentido de tornar válida até mesmo a hipótese de extinção do ministério.

Dentre as inúmeras causas da crise educacional brasileira, sem dúvida, destaca-se a presença desnecessária, dispendiosa e perturbadora de um órgão central para essa área no Governo Federal. O MEC, na configuração atual, é um retrato perfeito e acabado da hipertrofia do Estado brasileiro.

* Walter Vicioni Gonçalves é especialista em Planejamento e Administração da Educação pelo Institut International de Planification de l’Education (IIPE/UNESCO).



Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins