Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Meditação de Natal

Meditação de Natal

03/01/2006 Da Redação

Cabeça de Cristo retirante, de Alberto da Veiga GuignardA comemoração do Natal oferece-nos a oportunidade de uma reflexão e uma vivência da genuína espiritualidade, pois se refere ao nascimento de Jesus, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós.  Em tempos marcados por uma irracional inversão de valores, é visceralmente necessário refletir sobre Cristo, anunciado pelo profeta Isaías como Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.

Valores são normas e princípios que conformam um ideal de perfeição moral, tomando-se, portanto, aspiração humana. Há uma necessária hierarquia entre os valores, vindo, em primeiro lugar, os de natureza espiritual, seguindo-se, nesta ordem, os de caráter ético, estético, lógico, vital e útil.

Ao submetermos a esse crivo axiológico a civilização contemporânea, de pronto nos apercebemos do quadro de confusão espiritual, moral e intelectual em que se acha submersa a nossa sociedade: a espiritualidade alicerçada na palavra de Deus foi substituída pelo fermento de crendices absurdas, a sabedoria e a temperança trocada pela reles esperteza e a honorabilidade pela corrupção vulgar, pelo arrivismo e pela busca de sucesso a qualquer preço.

"O Juízo Final", de Michelangelo

Durante as festividades de Natal, por um fugaz momento, o orgulho, a dureza, o egoísmo e a indiferença humana cedem lugar aos impulsos do coração: histórias edificantes, poemas e canções, inspirados em elevados sentimentos, circulam por toda a parte; votos de felicidades e boas festas aumentam a atividade nos serviços postais; em campos de batalha, inimigos negociam uma trégua para celebrar o nascimento do Salvador.

A inspiração para essas iniciativas, a despeito de todas as deturpações sofridas ao longo do tempo, está no reconhecimento de que Cristo, homem-Deus e Espírito da Realidade que habita no coração de todos que o aceitam como Senhor e Salvador, posiciona-se no topo de nossa escala de valores, pois ele é a manifestação do amor do Pai pelos seus filhos.

Os evangelistas expressaram com palavras simples, belas e sabias o amor de Deus pelos homens, corporificado em Cristo: “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver enviado o seu filho unigênito ao mundo para vivermos por meio dele” (João, 4:9). “E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus, Nele”. (João,4:16). “O amor não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo crê, tudo espera, tudo suporta (...)” (1 Corintios 13).

“Aquele que não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor”. (João, 4:7)



Quando a desinformação é menos tecnológica e mais cultural

Cenário é propício para o descrédito de pesquisas, dados, documentos e uma série de evidências de veracidade.


Igualdade como requisito de existência

Na última cerimônia de entrega do EMMY, o prêmio da TV Norte Americana, um ator negro foi premiado, fruto de reconhecimento praticamente unânime de seu trabalho.


Liderança é comunicação, conexão e confiança

Cada dia que passa, percebo que uma boa comunicação e liderança têm total relação com conexão.


“A educação é a arma mais poderosa…” mas para quem?

Tudo o que se cria ou se ensina no mundo tem dois lados. Geralmente as intenções são boas e as pessoas as tornam ruins.


“Golpe do Delivery”

Entregadores usam máquina de cartão para enganar consumidor.


A inclusão educacional e o mês das crianças

O tema da inclusão está na ordem do dia, dominando as agendas no mês das crianças.


A velha forma de fazer política não tem fim

Ser político no Brasil é um grande negócio, uma dádiva caída do céu, visto as grandes recompensas de toda a ordem obtidas pelos políticos.


Procedimento de segurança

“Havendo despressurização…”, anuncia a comissária, em tom calmo, aos ouvidos dos senhores passageiros daquele voo atrasado, sob a umidade e a monocromia do céu de quase inverno.


Envelhecimento: o tempo passa para todos

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já ouvimos a frase: “o tempo passa para todos”.


Os passos para encontrar a si mesmo e a Deus

Mar da Galileia, Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré, um lugar significativo de tantos milagres e narrativas do Evangelho.


A babá e o beijo

Se eu tinha dúvidas, agora não tenho mais.


A despolitização do Supremo Tribunal Federal

Não pode funcionar bem e com total isenção uma corte ou tribunal de indicação e nomeação política.