Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Melhor momento para diversificar os investimentos

Melhor momento para diversificar os investimentos

26/02/2017 Viviane Ferreira

Você já ouviu dizer que não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta, mas ao invés disso, diversificar?

Melhor momento para diversificar os investimentos

Falar é fácil, não é mesmo? Mas muita gente me pergunta como, onde e, principalmente, qual o melhor momento para diversificar os investimentos.

Minha resposta é que depende de muitas variáveis, como por exemplo, perfil da investidora, o objetivo, o risco e o prazo do investimento. Diversificar os investimentos é importante para reduzir os riscos, mas não necessariamente ter maior rentabilidade.

Diversificação de investimentos para investidores agressivos

Quando se aplica em investimentos moderados e agressivos, como por exemplo títulos IPCA+ de longo prazo, fundos multimercados agressivos, fundos de ações e ações, é muito importante diversificar para diminuir o risco.

Embora, dessa maneira, você esteja investindo tanto nas opções que terão melhores rentabilidades, como naquelas com menor rentabilidade. Isso tudo porque ninguém sabe antecipadamente qual aplicação vai trazer maior retorno, as tendências do mercado, a economia e outros fatores que podem mudar ao longo do tempo.

Definir objetivos para diversificar investimentos

Antes de decidir por diversificar, é fundamental conhecer bem seus objetivos em relação ao dinheiro, como por exemplo: é para uma viagem no final do ano, comprar um carro daqui a três anos, comprar um imóvel daqui a dez anos ou para a independência financeira e aposentadoria daqui a trinta anos?

Definir esses objetivos vai fazer toda a diferença na diversificação dos investimentos. Você pode, inclusive, ter um investimento para cada um desses objetivos e optar por variar a estratégia conforme o prazo de investimento. O que é uma estratégia interessante.

Como entender o perfil de investidor

Outra escolha importante é saber o seu perfil de investidora no sentido de compreender e aceitar a volatilidade dos investimentos. Já tive clientes que ficavam muito incomodados com qualquer volatilidade em suas aplicações e, mesmo com a consciência de que os investimentos eram de longo prazo, a qualquer variação me ligavam incomodados.

Esse perfil de investidor precisa ter aplicações mais conservadoras, pelo menos enquanto as taxas de juros altas permitem bom retorno neste tipo de aplicação. Por outro lado, já tive clientes que compreendiam e aceitavam bem a volatilidade e, com isso, tiveram bons retornos no longo prazo.

Simplificar ou diversificar os investimentos?

Recentemente atendi uma investidora quem possuía um objetivo muito claro: investir o dinheiro por um prazo de dois anos, sem mexer. Então, a decisão foi investir tudo em um único investimento conservador, mas com boa rentabilidade.

Neste caso, um dos objetivos da investidora era simplicidade e segurança. Portanto, uma vez que o recurso seria investido em uma instituição sólida, em um investimento conservador e que o próprio fundo já possuía uma gestão ativa em diversificar estratégias e títulos escolhidos por um bom gestor, ela escolheu a simplicidade de investir todo o recurso apenas em um fundo de investimento.

Um exemplo de diversificação de investimento foi de uma outra investidora que tinha 80% dos investimentos em títulos do Tesouro Direto, mas com a perspectiva da queda da taxa de juros e uma nova entrada de recursos, ela escolheu por fazer os novos investimentos em fundos multimercados moderados e agressivos e assim diversificar o portfolio diante de um novo cenário econômico.

Então, a diversificação depende principalmente do prazo do investimento, perfil da investidora e do objetivo do investimento. Os momentos de mudança de cenário econômico são momentos interessantes para diversificar, pois existe uma incerteza na direção do mercado econômico e a diversificação nesse momento ajuda a reduzir o risco.

É importante você estar confortável com a diversificação dos seus investimentos e dormir tranquila com essa decisão.

* Viviane Ferreira é consultora financeira e palestrante de finanças e superação.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra