Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mentiras oficiais sobre o PRONATEC

Mentiras oficiais sobre o PRONATEC

28/10/2015 Francisco Borges

O estudo divulgado pelo Ministério da Fazenda no dia 25 de setembro em que são desqualificados os resultados de um dos principais programas do governo, o PRONATEC, quanto à sua eficiência no sentido de aumentar a empregabilidade gerou grande repercussão.

No entanto, o Ministério da Educação até hoje não apresentou dados que se opusessem ao da outra pasta.

Alguns veículos de comunicação destacaram que a amostragem utilizada pela Fazenda para o estudo fosse restrita a 160 mil alunos concluintes do programa Bolsa Formação.

Na verdade, incluía ainda formados e dos Programas Formação Inicial Continuada, ou FICs, o que não deixa de tirar qualquer credibilidade do resultado da análise.

A grande diferença entre estes dois modelos de cursos, o Bolsa Formação e o FIC, ambos integrantes do PRONATEC, é que o primeiro consiste na oferta de cursos de Habilitação Técnica que têm duração de dois a três semestres, enquanto que o outro é composto por cursos rápidos que asseguram, no máximo, um certificado relacionado a uma qualificação de formação específica.

A amostragem utilizada no estudo permite que se compare um técnico em edificações com um azulejista, ou um Técnico em Nutrição e Dietética com um Auxiliar de Merenda. Sem desmerecer qualquer uma das ocupações citadas, não há seriedade nos dados apresentados.

A origem do equívoco em misturar cursos reais de formação, como são os Cursos Técnicos com os cursos FICs que duram, na sua maioria, 160 horas, é o próprio governo federal, que utilizava as matrículas em cursos FICs (menores, mais baratos e com maior número de vagas) a fim de engordar os números de matrículas.

Desqualificar a formação profissional enviesando dados sem que houvesse um representante do MEC gestor do programa que pudesse se posicionar quanto a credibilidade da informação combina com a estrutura governamental dos últimos anos.

O deslize do estudo fica evidente quando confrontado com instituições consistentes na educação profissional. O Centro Paula Souza, por exemplo, admite 50 mil jovens semanalmente em dezenas de cursos técnicos que têm 85% de índice de empregabilidade entre os concluintes, com, em média, 4 candidatos por cada vaga oferecida.

Cortar investimentos na Educação Profissional pode ajudar a fechar a conta orçamentária agora, mas vai custar muito mais caro em alguns anos quando a população envelhecer sem ter produzido o suficiente para cobrir os seus próprios custos previdenciários.

* Francisco Borges é consultor da Fundação FAT em Gestão e Políticas Públicas voltadas à Educação.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves