Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mercado de gestão de dados brasileiro: perspectiva de expansão em 2022

Mercado de gestão de dados brasileiro: perspectiva de expansão em 2022

22/02/2022 André França Cardoso

Os bons resultados que obtivemos no mercado de gestão de dados obtidos em 2021 nos fazem acreditar que a perspectiva para 2022 é de continuidade desse cenário favorável.

Esses bons ventos se deveram, em parte, às condições excepcionais relacionadas à pandemia de Covid-19, que obrigou as empresas a dedicar grande esforço na digitalização de seus principais processos.

Esforço esse, por sua vez, associado ao forte crescimento do consumo remoto, o qual tem induzido mais empresas a desenvolver e expandir seus canais digitais para vender e se relacionar com consumidores.

Mesmo diante das incertezas sobre a evolução da pandemia e de seus impactos sobre a economia, a percepção é que esse cenário de expansão do consumo remoto continuará se fortalecendo e a chave para o sucesso nesse trajeto pressupõe um esforço cada vez maior das empresas no engajamento e comunicação com os consumidores, tornando-se vital para elas o maior uso de dados, como fonte para melhor compreender esses consumidores e, assim, melhorar a precisão das mensagens e das ofertas endereçadas.

Associada a esse cenário, observa-se uma tendência de avanço na maturidade das empresas em relação ao grau de importância concedido quanto à organização, padronização, higienização e enriquecimento para o adequado uso dos seus dados, o que exacerbou a demanda por melhores modelos e ferramentas para a governança e qualidade de dados cadastrais, sejam de clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores, produtos, materiais e ativos, dentre outros.

Outras oportunidades no horizonte como propulsoras de maior demanda para projetos de integração de dados, estão relacionadas ações relacionadas ao ambiente regulatório de determinados segmentos.

Um exemplo é o Open Banking, implantado pelo Banco Central para determinar as bases de compartilhamento de informações de dados cadastrais pelo sistema bancário, sempre com a devida autorização dos clientes.

Dando continuidade a esse processo, em 2022 está se iniciando as ações para o Open Finance, com o uso do mesmo expediente relacionado ao intercâmbio de dados cadastrais de clientes entre empresas de outros segmentos do sistema financeiro e de seguros, com vista a garantir maior competitividade ao setor e maior benefícios aos clientes.

Como empresa fornecedora de serviços e ferramentas associadas ao aperfeiçoamento da governança e qualidade de dados e que deseja ganhar espaço nesse mercado, apostamos em prover cada vez mais soluções end to end aos nossos clientes, reforçando nossa capacidade de se responsabilizar por uma maior parcela dos processos relacionados à gestão dos dados.

Para tanto, nosso portfólio passou a incluir, desde o desenho, à implantação, à sustentação da solução implantada e, mais além, acrescentando uma gama de recursos para gerar insights que apoiem maior crescimento e rentabilidade dos negócios, a partir dos dados assim qualificados.

Prova desse acerto em nossa estratégia é o como a Assesso gerou frutos no terreno fértil desse mercado. A empresa terminou o ano com reconhecimento internacional, ao ser enquadrada como “Rising Star” pela ISG Provider Lens Analytics Services 2021 Brazil, dada a extensão e qualidade do seu portfólio de serviços e metodologia associados ao que se convenciona chamar de Data Lifecycle Management Services.

Ciente de que essa demanda não se resume ao Brasil, a Assesso iniciou um ciclo de expansão para além das fronteiras do país, com parcerias estratégicas na América Latina e América do Norte, para levar gestão de dados forma segura às empresas de outros países.

O forte investimento na adaptação da plataforma DataCare às peculiaridades e restrições existentes em cada país é um passo tomado de forma segura, pela análise cuidadosa de como são promissoras as perspectivas para o mercado de gerenciamento de dados.

* André França Cardoso é CEO da Assesso, provedora de software e consultoria para Gestão da Informação e Qualidade de Dados, que atende empresas como Natura, Gol, Santander e Honda.

Para mais informações sobre gestão de dados clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada



Desafios e oportunidades para o saneamento

Considerado um dos menos atrativos na infraestrutura, o setor de saneamento passa por uma profunda mudança de paradigma com a aprovação da Lei 14.026/2020.

Desafios e oportunidades para o saneamento

Os desafios de lidar com maternidade e realização profissional

A experiência da maternidade é o momento mais importante na vida da mulher, no entanto um dos mais preocupantes também.


Como a inteligência de dados auxilia o Open Finance

Imagine que a sua televisão está com defeito. Você busca um modelo um pouco melhor na internet (afinal, você merece) e decide comprá-la em algumas suaves prestações.


Evolução da telessaúde

Maior segurança e respeito à autonomia de profissionais e pacientes.


Explore seu universo de possibilidades

Você sabia que o ser humano enfrenta em média 23 adversidades por dia?


Um doidivanas incorrigível

Todos reconhecem Camilo Castelo Branco, como escritor talentoso. Admiram-lhe a riqueza do vocabulário e a vernaculidade da prosa.


O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.