Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Meu filho é vestibulando. Como posso ajudá-lo?

Meu filho é vestibulando. Como posso ajudá-lo?

05/12/2013 Fabrício Vieira de Moraes

O final do ano é uma etapa de muita tensão para os estudantes que irão prestar vestibular.

A maratona de provas nesse período é intensa e provoca no estudante sensações de cansaço físico e mental.

Além disso, devido à situação de ansiedade que lhe é provocada, o candidato pode apresentar sintomas de irritabilidade e, em alguns casos, fica recluso. Não há receitas milagrosas para esse período, porém, algumas dicas são importantes para ajudar os filhos (vestibulandos) a enfrentarem esse desafio. Seguem as dicas para a família ajudar os filhos nesse período de tensão.

1 MÊS ANTES DA PROVA

- Aconselhe-o a fazer uma rotina de estudo: A rotina de estudo é fundamental para manter o equilíbrio. O vestibulando deve organizar o seu tempo e priorizar: estudo, alimentação, descanso, lazer e atividade física. Estudar nessa etapa é muito importante; no entanto, não é indicado que ele ultrapasse 8 horas por dia.

- Cuide do lazer: O lazer deve fazer parte da vida do vestibulando. Reservar um horário para assistir a um filme, ouvir música, conversar com amigos pela internet, navegar nas redes sociais, entre outras opções, diminuem a ansiedade, pois ajudam o cérebro descansar.

- Oportunize momentos com a família e amigos: Nesse período, não adianta seu filho ficar trancado no quarto o tempo todo. Isso só vai contribuir para que ele fique mais irritado. Oportunize momentos com a família e amigos. O horário do jantar é um bom momento para o bom bate-papo. Ajude-o a estabelecer momentos com os amigos, porém, oriente-o para não abusar do horário nas baladas. Cuidado para não ser inconveniente. Respeite as escolhas do seu filho.

- Ajude-o a cuidar do sono e da alimentação: Muita atenção ao sono. Aconselhe seu filho a dormir 8 horas por dia. Essa prática é fundamental para o corpo reparar os danos provocados pela ansiedade do dia. Ajude-o a cuidar da alimentação. Um corpo bem nutrido favorece a memória e vai ajudá-lo a aprender melhor.

- Oriente-o a fazer algum tipo de atividade física: Estimule-o a reservar um tempo para a prática de alguma atividade física. As atividades aeróbicas são recomendadas. Um corpo saudável o ajudará a ter melhor desempenho nas provas.

NA SEMANA QUE ANTECEDE A PROVA

- Ajude-o a conhecer a estrutura da prova: Na última semana é importante que o vestibulando conheça a estrutura da prova a qual ele irá prestar. É muito comum que os vestibulandos confundam o tipo de prova que prestam e, por isso, ficam muito ansiosos no dia. Conhecer a prova o ajudará a manter a calma.

- Indique ao vestibulando os conteúdos clássicos: É muito comum que o vestibulando fique desesperado na última semana e não saiba o que estudar. Oriente-o a estudar as disciplinas cujo peso é maior. Aconselhe-o a revisar os conteúdos clássicos, uma vez que, estudar os conteúdos mais complexos, só o deixará ansioso.

- Verifique o local da prova: Coloque-se à disposição para ajudá-lo a saber o local da prova. É muito comum os pais deixarem para checar onde será o vestibular na última hora. Ajude-o nessa tarefa, pois, assim você poderá orientá-lo acerca do horário que ele precisará sair de casa no dia da prova.

NO DIA DA PROVA

- Muita atenção à alimentação e ao sono: Ajude-o a se alimentar bem. Procure oferecer alimentos que ele goste. Nada de ousadias. Oriente-o a dormir cedo. O sono regenera e mantém o corpo 100% no dia da prova.

- Deixe a sua casa tranquila: Não é dia de muito agito. A tranquilidade da casa ajudará o vestibulando a ficar menos ansioso. É importante lembrar que, nesse dia, quem está sobre pressão é ele. É muito comum os pais ficarem mais nervosos que os filhos e deixarem que eles percebam isso. A dica é muita calma.

- Ajude-o a controlar o tempo: No dia da prova, o vestibulando costuma atropelar o tempo. Acorde-o mais cedo para que ele tome um bom café da manhã. Almoce com tempo e calma e lembre que nesse dia é preciso antecipar o almoço. Saia de casa com bastante antecedência para não ser surpreendido por um imprevisto. É muito melhor esperar na porta da escola do que chegar em cima da hora.

- Seja otimista: acredite no empenho do seu filho: Não é hora de cobranças. Diga a ele palavras de confiança e manifeste sua vontade de estar com ele. É muito importante que ele perceba que você o apoia nesse momento.
Essas são algumas dicas de como podemos ajudar nossos filhos. Agora é com ele. Boa prova a todos!

*Fabrício Vieira de Moraes é coordenador pedagógico do Ético Sistema de Ensino, da Saraiva.

 



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre