Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Monitoramento do Lixo Marinho

Monitoramento do Lixo Marinho

11/09/2017 Elisa Maia de Godoy e Taynara Castro da Silva Pupo

O petrecho de pesca é responsável por um dos principais impactos indiretos no ambiente marinho.

A NOAA, National Oceanic and Atmospheric Administration (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, dos Estados Unidos), define o lixo marinho como sendo “qualquer resíduo sólido persistente, fabricado ou processado, direta ou indiretamente, eliminado ou abandonado, intencionalmente ou não, em ambiente marinho”.

O lixo que antes afetava principalmente zonas urbanas tornou-se um dos principais poluentes em ecossistemas costeiros e marinhos, passando a ser um problema de escala global que vêm se intensificando ao longo dos anos, representando uma ameaça não só para os oceanos e a biota aquática, mas também às navegações, economia e saúde humana.

Além disso, o problema do lixo marinho não compromete apenas a beleza cênica das praias. Aves, tartarugas, mamíferos marinhos, moluscos e peixes interagem negativamente com o lixo no ambiente. Plásticos são encontrados em estômagos de diversas espécies marinhas e costeiras.

Outras interações são com as redes de pesca abandonadas ou de descarte indevido que comumente emalham animais acidentalmente, levando espécies como o golfinhos e tartarugas a asfixia e morte. O município de Ilha Comprida, com 74 km de extensão e protegida pela Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha Comprida, localiza-se no litoral Sul do estado de São Paulo entre dois dos mais importantes portos do país: porto de Santos, ao norte, e porto de Paranaguá, ao sul.

Essa localização geográfica provavelmente favorece o acúmulo de lixo nas praias da ilha, o qual pode ser proveniente de navios que se deslocam ao largo e utilizam esses portos. Visto a elevada deposição de lixo na praia da APA da Ilha Comprida, o Projeto Lixo Marinho, coordenado pelos Profs. Drs. Marília Cunha Lignon e Levi Pompermayer Machado, da UNESP, Campus Experimental de Registro, tem como objetivo caracterizar, quantificar e relacionar as possíveis fontes emissoras do lixo marinho na região, com foco nos petrechos de pesca e lixo marinho internacional.

O petrecho de pesca é responsável por um dos principais impactos indiretos no ambiente marinho, sendo petrechos abandonados, perdidos e / ou descartados resultando em perdas econômicas e ambientais.

Mundialmente, todos os dias são lançados no oceano aproximadamente 6,4 milhões do lixo conhecido como lixo de pesca, dentro dessa classificação fazem parte dos petrechos: redes, cordas, boias, linhas de nylon e anzóis, utilizados no dia a dia das operações de pesca.

Os oceanos sempre foram grandes meios de locomoção de barcos pesqueiros e navios cargueiros (nacionais e estrangeiros) que são responsáveis pelo descarte inadequado de lixo no mar durante suas viagens, geralmente com destino ao terminal portuário. Esse lixo marinho (nacional e / ou internacional) é transportado por correntes e chegam a zonas costeiras resultando em grande acúmulo.

Dessa forma, de modo a caracterizar o lixo marinho na região, o grupo do Projeto Lixo Marinho, iniciou coletas em duas estações do ano (verão e inverno) nos trechos Norte e Sul da Ilha Comprida. A coleta de inverno foi realizada em 4 dias no mês de agosto de 2017 e resultou em total de 105,5 kg de lixo, com grande volume de petrechos de pesca. A área de pesquisa apresenta elevado potencial para o acúmulo de lixo, indicando significativo risco para o ambiente marinho.

Esse impacto é ainda mais relevante quando abordado no enfoque relativo aos recursos pesqueiros, sendo necessário aprofundar o conhecimento por meio de monitoramentos detalhados da composição quali e quantitativa bem como correlacionar o efeito do lixo na biota e na atividade pesqueira, de modo a melhorar a compreensão sobre o lixo marinho na Ilha Comprida.

* Elisa Maia de Godoy e Taynara Castro da Silva Pupo, do curso de Engenharia de Pesca da Unesp, Câmpus de Registro, integram a equipe do Projeto Lixo Marinho.



Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins