Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Morte súbita em jovens: podemos evitar?

Morte súbita em jovens: podemos evitar?

01/06/2018 Karina Cindy

50% das paradas cardíacas ocorrem em indivíduos que desconhecem a doença cardíaca subjacente.

A morte súbita em pessoas jovens, saudáveis e praticantes de atividades físicas, ou mesmo em atletas, deve ser levada muito a sério, e analisada de maneira crítica com embasamento em todas as evidências disponíveis, pois tem um impacto profundo na sociedade e meio médico.

Cerca de 50% das paradas cardíacas ocorrem em indivíduos que desconhecem a doença cardíaca subjacente. Em relação as principais causas, existem dois grupos distintos, o primeiro é formado por pessoas com idade inferior aos 30 anos e o segundo composto por pessoas com idades acima dos 30 anos.

Das causas de mortes súbitas em pessoas com idade inferior aos 30 anos, predominam as doenças genéticas como as miocardiopatias e canalopatias. Em ordem decrescente de frequência, estão as miocardiopatias hipertróficas e todas as suas variantes; as anormalidades congênitas das artérias coronárias; e a ruptura da aorta ocasionada pela síndrome de Marfan ou Aracnodactilia.

Dentre as causas menos comuns, está o abuso de substâncias que podem levar a arritmias malignas como alguns medicamentos ou drogas ilícitas (cocaína, maconha, ecstasy, crack, suplementos nutricionais com excesso de cafeína, remédios para emagrecer que possuem em sua fórmula anfetaminas, hormônios tireoidianos, diuréticos e outros). A displasia arritmogênica do ventrículo direito, o espasmo arterial coronariano, e até mesmo, o prolapso de válvula mitral, também são causas raras de morte súbita.

Por outro lado, em pessoas com idade superior aos 30 anos, a principal causa de morte súbita é a doença arterial coronária. Acredito que é importante ressaltar, que a realização de uma avaliação médica detalhada, pode evitar uma morte súbita.

O histórico clínico familiar, o exame físico e o eletrocardiograma são em geral, suficientes para que um paciente seja liberado para a prática de atividades físicas, sem riscos significativos. Em homens assintomáticos com idades entre 30 e 55 anos, é possível identificar um aumento na prevalência da doença arterial coronariana.

Nestes casos, a realização de um teste ergométrico pode auxiliar no diagnóstico. Já exames mais complexos, como por exemplo, a ecocardiografia, são indicados para pacientes com suspeita de alguma patologia, que torna a atividade física, um risco.

Lembro que a identificação de sintomas e a observação de fatores de risco, podem evitar a morte súbita. Dentre os sintomas estão as palpitações e dor torácica causada pelo exercício físico, e a sincope (desmaios induzidos pelo esforço físico).

Os principais fatores de risco podem ser as alterações eletrocardiográficas sugestivas de doenças; a insuficiência cardíaca com o comprometimento da função ventricular; a doença arterial coronariana; a hipercolesterolemia familiar (HF); o histórico familiar de morte súbita; e histórico clínico de síndrome de Marfan.

Portanto, aconselhar o afastamento de atividades esportivas a um paciente com propensão a morte súbita, não o afastará do risco inerente aos esforços físicos diários. Atualmente, foi descoberto que desfibriladores implantáveis podem ser a arma mais eficaz para a prevenção primária e secundária de morte súbita em pacientes de alto risco, pois, a fibrilação ou a taquicardia ventricular (arritmias malignas) é uma das principais causas de morte súbita em pacientes com miocardiopatia hipertrófica (MCH) ou aterosclerose coronariana grave.

* Karina Cindy é cardiologista e especialista no tratamento das arritmias cardíacas.

Fonte: Naves Coelho Assessoria e Marketing



Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins