Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mortes e vidas virtuais

Mortes e vidas virtuais

17/08/2022 Wagner Dias Ferreira

Um grande empresário da internet divulgou recentemente a criação de um universo totalmente on-line.

As pessoas poderão criar avatares e praticar inúmeros atos da vida civil totalmente dentro do universo virtual.

A chegada dessa nova possibilidade fez lembrar o desenho animado Wall-E da Pixar onde aparecem seres humanos com corpos deformados pela conduta de viver totalmente em um mundo virtual.

Seres humanos desconectados da realidade que levaram o planeta a uma destruição tornando a vida impossível. No filme, toda aventura gira em torno do surgimento de uma plantinha, anunciando o ressurgimento da possibilidade de vida no planeta Terra.

O mundo contemporâneo caminha perigosamente no limite da extinção, ampliando cada vez mais a vida no universo virtual e vendo o comportamento maluco de governantes ávidos pela guerra, adotando postura de permanente hostilidade, como no caso da Ucrânia e Rússia, que ameaçam explodir a maior usina atômica da Europa, o recente episódio envolvendo Estados Unidos, Taiwan e China Continental, onde a China chegou a fazer exercícios com lançamento de mísseis, o caso da Coreia do Norte que testa mísseis constantemente.

Dispensados comentários sobre a famigerada epidemia de COVID-19. Esta última extremamente agravada pelas posturas de governantes que se recusavam a adotar orientações dos cientistas especializados.

E no Brasil, com a mentalidade de aproveitar para passar a boiada, tem-se níveis de desmatamento que superam marcos históricos de destruição da natureza no país.

Nessa conjuntura de um não ambiente, conversar sobre a internet suscita infinitos temas e possibilidades. Por exemplo, qualquer pessoa que em uma conta no twitter, facebook ou instagram pode facilmente retwittar, compartilhar ou enviar fotos que estão circulando.

E na maioria das redes este comportamento reverte em favor daquela pessoa que teve a publicação curtida ou compartilhada. Esse mesmo comportamento se adotado em outras plataformas de internet pode gerar problemas judiciários.

Ocorre que a Constituição Brasileira e a Legislação Federal em vigor no país preservam o direito à imagem, e aos direitos autorais, de forma que seu uso comercial ou não autorizado, principalmente, de imagens publicadas e tomadas da internet pode ser questionado. E gerar severos prejuízos inclusive a terceiros totalmente inocentes.

O cuidado de pedir autorização aos titulares de postagens antes de utilizá-las, ou de atribuir as fontes na sua publicação podem evitar muitas dores de cabeça.

Viver na realidade não virtual é fundamental para os seres humanos, cada vez mais envoltos em tecnologia, e absortos na internet por todo tipo de programas e plataformas que ocupam o máximo tempo da pessoa.

A dominação das pessoas pela internet é tão absurda, que ficam irritadas quando o possível interlocutor não responde instantaneamente, lançando as infinitas mensagens apenas com interrogações. É quase como se a pessoa desconectada estivesse em uma morte virtual.

Uma vida não virtual impedirá que a pessoa se surpreenda com um mundo destruído à sua volta. Hoje, que se vivem vidas e mortes virtuais, é imperioso fixar com força os pés na terra para proteger o futuro da Terra.

* Wagner Dias Ferreira é advogado e Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG.

Para mais informações sobre internet clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan