Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Música para educar

Música para educar

28/01/2014 Gilmar Silvério

Já dizia Platão que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.

A ideia surgida na Grécia Antiga ganha consistência nos dias de hoje, em que a dinâmica das relações pessoais e do aprendizado avança numa velocidade cada vez mais espantosa. Estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta que o ensino da música melhora o desempenho acadêmico de crianças e adolescentes, além de auxiliar na leitura.

A pesquisa mostrou que os alunos que tiveram aulas de música conseguiram ler, em média, 14 palavras a mais por minuto. Houve ainda aumento das notas nas disciplinas de português e matemática. Outro levantamento, de especialistas alemães, indica que as pessoas que analisam tons musicais têm área do cérebro 25% maior em comparação a quem não desenvolve nenhum tipo de trabalho musical.

Os resultados só reforçam o que diversos educadores defendem para o universo atual das escolas: a necessidade de desenvolver a mente humana, promover o equilíbrio e o bem-estar das crianças e adolescentes e facilitar a concentração e o aprimoramento do raciocínio e de suas habilidades. Várias experiências de incluir o contato com a música na grade curricular já têm sido feitas.

É o caso, por exemplo, das escolas da rede municipal de Santo André, na região do ABC paulista. Desde agosto de 2012, 1.400 estudantes do 2º ano do ensino fundamental (crianças com sete anos) passaram, dentro do período regular de aula, a aprender a cantar e a tocar instrumentos como violino, flauta, violoncelo e contrabaixo. Para tanto, parte dos professores recebeu capacitação específica na área.

Além disso, a Orquestra Sinfônica de Santo André e a Sinfonieta (orquestra em tamanho reduzido) promovem apresentações dentro das escolas para incentivar os alunos ao aprendizado musical. A primeira leva de “músicos-mirins” se formou em dezembro passado, ocasião em que houve uma exibição aberta ao público.

O objetivo é que o projeto “Música na Escola” beneficie todas as 25 mil crianças e adolescentes matriculados na rede de ensino municipal. Pretendemos, com isso, estimular a sensibilidade estética e artística de nossos jovens estudantes, preparando-os para a prática vocal e instrumental. Sem dúvida, isso permitirá que eles tenham um melhor desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, contribuindo para que se tornem cidadãos capacitados a lidar melhor com os desafios do mundo.

*Gilmar Silvério é professor da rede estadual de ensino e secretário de Educação de Santo André.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli