Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Não arriscar nos investimentos é um risco para aposentadoria

Não arriscar nos investimentos é um risco para aposentadoria

26/04/2012 Richard Rytenband

Nos períodos de inflação descontrolada simplesmente inexistia financiamentos de longo prazo, as taxas de juros eram absurdamente altas e o crédito limitado.

A partir do Plano Real com o início da estabilização da economia este panorama começou a mudar. Estamos ao longo dos anos vivendo um processo de normalização do mercado financeiro e com ele uma queda estrutural da taxa de juros real (descontada a inflação). O gráfico abaixo com dados de 1995 a março de 2012 ilustra bem esta tendência.

margin-right: 10px; margin-bottom: 10px;Na primeira fase do Plano Real de 1995 a 1998 a Taxa de juro real era em média 20% a.a, já de 1999 a 2006 pouco acima de 10% a.a. e desde então mesmo com ciclos de afrouxamento do crédito continua com tendência de queda e projetada para 2013 pouco acima de 3% a.a. Mas o que isso significa para a vida das pessoas?

É positivo para famílias e empresários que consegue hoje se endividar a taxas de juros menores, que devem cair ainda mais com a nova postura do governo frente às instituições financeiras para a redução das taxas de juros cobradas. Porém para os poupadores que guardam seu dinheiro pensando na aposentadoria é uma notícia muito ruim.

Aquela história de aplicar em qualquer ativo, fundo de investimento referenciado, de renda fixa e obter elevados retornos sem grandes esforços chegou ao fim. Durante a farra do juro real alto, por exemplo, uma rentabilidade real de 10% a.a era suficiente para em 8 anos dobrar o dinheiro, já ganhando 3% a.a são necessários 24 anos! A maioria das pessoas ainda não entendeu bem a dimensão real desta mudança e seus impactos.

A saída será poupar mais e assumir risco, caso contrário não será possível atingir um montante que dê tranquilidade as pessoas na velhice. A boa notícia é que nunca foi tão bom investir em ações e imóveis.

*Richard Rytenband é economista pela PUC-SP e especialista em investimentos e métodos quantitativos pela FGV. Richard é autodidata em diversas áreas, como teologia, antropologia, filosofia e psicologia experimental.



O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.


A governança de riscos e gestão em fintechs

Em complemento às soluções e instituições financeiras já existentes, o mercado de crédito ficou muito mais democrático com a expansão das fintechs.