Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Neofeminino

Neofeminino

16/03/2018 Alice Schuch

O prefixo neo, na língua grega significa novo, nato, recém-nascido.

Ao ouvir as palavras do grande concertista Andres Segovia dei-me conta que nós, mulheres do Terceiro Milênio, somos agentes de uma nova mulher, de uma mulher recém nascida, então através de um flash cunhei um termo Neofeminino, neologismo perfeito para representar aquilo que somos e queremos hoje: novas mulheres que vivenciam a própria atemporal feminilidade aliada ao poder, sofisticação, estilo, business appeal, força e vontade na busca constante do ambicionado projeto vitorioso.

Então, tal como fala Segóvia ao referir-se à sua trajetória vencedora, dizemos também nós: “Me encanta a minha força. Quando você tem força e vontade pode superar muitos obstáculos. Vejo porém que a sorte esteve a meu lado e tudo foi chegando, lentamente... Não me distrai, não atendi a nenhum outro chamado e nisto constituiu-se a minha força: em persistir”.

Tantas feministas dos passados séculos lutaram bravamente para que tivéssemos acesso às cartas e sentássemos à mesa para jogar, graças a elas hoje não aceitamos depender. Dependência quer dizer: tu deves me dar porque tens mais, tu me dás porque sou mais fraca, tu me dás porque desejo possuir o que é teu.

O feminino que vejo hoje é a tomada de posição que nasce de uma forma de evidência da nova mulher integrada na sociedade não como o Outro, mas a título de ser humano que compreende a própria consistência de valor e de capacidade resolutiva.

Então, com as cartas na mão, jogamos de modo claro e limpo, com autoridade, verdade e força, em coerência com a identidade que cada uma de nós é oriunda das leis da própria natureza.

Hoje, tempo do Neofeminino, somos capazes de introduzir uma novidade que requalifica a vida, a reciprocidade, isto é: eu tenho algo que tu não tens, tu tens algo que eu não tenho e juntos podemos fazer mais, como refere a obra Verso la donna 2000, de Antonio Meneghetti.

Mostremos ao século XXI quem é a mulher, o que queremos e o que somos capazes de fazer para evoluir, formalizar, ser um destino, um vetor, uma história bem sucedida para o progresso de todos. Amor ao jogo!!!

* Alice Schuch é escritora, palestrante e pesquisadora do universo feminino.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves