Portal O Debate
Grupo WhatsApp

No caminho do crescimento sustentável

No caminho do crescimento sustentável

26/07/2017 Claudemir Peres

Polo Petroquímico do Grande ABC completa 45 anos de operação.

É tempo de comemoração para o Polo Petroquímico do Grande ABC, que completa 45 anos de operação na divisa dos municípios de São Paulo, Mauá e Santo André.

O complexo industrial foi inaugurado em 1972, com o início das operações de uma central petroquímica (com capacidade para produzir 180 mil ton/ano na época e 700 mil ton/ano atualmente) nas proximidades da Refinaria União, instalada na década de 1950, atual Refinaria de Capuava – RECAP.

De lá para cá, chegaram diversas indústrias, que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, da matéria-prima à transformação do produto final. Estudos apontam que poucos setores industriais apresentam tanto poder de multiplicação de negócios e inserção em outros segmentos de mercado quanto a indústria química, denominada por alguns como "a indústria das indústrias".

As empresas petroquímicas são chamadas de indústrias de base porque fornecem matérias-primas e produtos para diversos segmentos como plástico, tintas e vernizes, alimentos, higiene pessoal, construção civil e agricultura. Como ensina o ideograma japonês, toda crise pode ser interpretada como oportunidade.

É assim que o Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) enxerga o atual cenário brasileiro, como oportunidade de preparação a partir de sinergias entre as indústrias, o poder público e a comunidade.

A entidade atua para o fortalecimento de uma agenda positiva, que recoloque as indústrias locais no caminho do crescimento sustentável. A indústria deve estar pronta para alavancar os resultados na primeira oportunidade e, assim, fomentar o desenvolvimento local.

Agora é hora de olhar para dentro dos processos e para todos os níveis de governança – municipal, estadual ou federal – de modo que as empresas possam, em conjunto, encontrar os melhores caminhos para o futuro. Esta fase adversa vai passar, não há dúvidas disso, como outras crises vieram e também passaram.

Primeiro dos quatro polos petroquímicos a ser inaugurado no Brasil, o Polo do Grande ABC foi reconhecido à época como a "joia da coroa" da indústria química brasileira, atualmente a oitava do mundo, cuja posição de vanguarda é alavancada pela cadeia petroquímica.

O papel do COFIP ABC é justamente dar brilho neste diamante para que todos o vejam como tal, condição que permitirá ao Polo contribuir de maneira mais significativa para o desenvolvimento da região. Hoje o principal desafio é operar a plena carga.

As empresas possuem capacidade instalada para atender eventual crescimento de consumo, seja interno ou de exportação. Estima-se que, sem investimentos significativos, haveria a possibilidade de aumentar a produção em cerca de 30%. Além disso, o Polo possui áreas de ampliação para novos negócios.

O número de empresas deve crescer na medida em que o Polo Petroquímico alcançar maior competitividade. A área é muito atrativa para novos empreendimentos por estar próxima à excelente malha viária do Estado de São Paulo, que faz ligação com o Brasil todo, e ao Porto de Santos, ótimo para exportações.

Vale lembrar que o Sudeste também concentra o maior mercado consumidor do Brasil. Não há país forte sem uma indústria química forte. O Polo possui todas as condições de contribuir de maneira sustentável para o desenvolvimento local – e não somente nos próximos 20 ou 25 anos, mas por centenas de anos.

Este é o compromisso do Comitê, que hoje conta com 120 profissionais voluntários atuando em comissões de trabalho.

* Claudemir Peres é presidente do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC).



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes