Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Nova lei de uso de espaço público para franchising

Nova lei de uso de espaço público para franchising

15/07/2016 Gabriel Hernan Facal Villarreal

As novas regras trazem inovações relevantes para este tipo de negócio.

Foi publicada a Lei nº 11.311/2016 que estabelece normas gerais para ocupação e utilização de áreas públicas urbanas por quiosques, trailers, feiras e bancas de jornal e revistas.

As novas regras trazem inovações relevantes para este tipo de negócio e pode representar uma excelente oportunidade para o franchising.

A utilização do espaço público poderá ser objeto de outorga oficial por parte dos Municípios a qualquer interessado que preencha os requisitos a serem exigidos pelo poder público local.

Um ponto relevante neste sentido é a possibilidade de transferência a terceiros da outorga obtida, desde que os terceiros que vierem a receber igualmente cumpram os requisitos previstos na legislação, respeitado o prazo remanescente da outorga original.

O franchising como um todo pode se beneficiar de um sistema mais seguro e formal de uso do espaço público, possibilitando a exploração estruturada do mercado de rua. Outro ponto de destaque da nova legislação é a possibilidade de transferência da outorga em caso de falecimento, sendo o direito de uso transmitido ao cônjuge ou companheiro ou, na ausência deste, aos ascendentes e descendentes do titular originário.

Com isto, os familiares do titular da outorga, muitas vezes dependentes financeiros do negócio do parente falecido, poderão dar continuidade à atividade preservando o direito de uso do espaço público pelo prazo remanescente.

A referida lei também prevê a possibilidade dos familiares assumirem a outorga em caso de enfermidade física ou doença mental do titular. Três efeitos benéficos são claramente percebidos na nova legislação:

O primeiro é a busca por uma maior segurança jurídica para os negócios particulares que dependam do uso do espaço público, situação que inclusive pode abrir as portas das áreas públicas para as redes de franquia formatadas em modelos de quiosques, bancas ou carretinos, formatos que tradicionalmente requerem um investimento menor do franqueado possibilitando um crescimento maior das redes.

O segundo é a expressa inclusão dos trailers no raio de abrangência da nova regra, vindo a abranger desta forma o mercado de Food Trucks que se apresenta em franco crescimento e expansão, inclusive na modalidade de franquia empresarial.

O terceiro, e não menos importante, é a preocupação da legislação em criar um sistema mais seguro para a proteção dos familiares do titular da outorga, preservando o direito de uso do espaço público a estes em caso de falecimento e viabilizando não só a continuidade dos negócios, mas também a possibilidade de manutenção dos fluxos financeiros para a família, em muitas ocasiões financeiramente dependente e também ativamente participante do negócio.

* Gabriel Hernan Facal Villarreal é sócio fundador de Villarreal Advogados.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes